• Birds
  • Birds
  • Birds
  • Birds
  • Birds
  • Birds
Tours de Birdwatching

Portugal é um país com um enorme potencial para a actividade da observação de aves - o birdwatching.
Já foram registadas mais de 400 espécies de aves em Portugal Continental, estando esta riqueza avifaunística ligada a um conjunto de factores, entre os quais a localização geográfica privilegiada do nosso país. De facto, esta localização a nível de latitude garante, por um lado, a ocorrência de espécies de aves invernantes (provenientes essencialmente do norte da Europa) e a ocorrência de espécies de aves estivais (provenientes essencialmente de zonas de África a sul do Sara); por outro lado, garante a presença de um leque numeroso de espécies de aves residentes, observáveis ao longo de todo o ano.
Igualmente de salientar é o facto de, não obstante apresentar uma área relativamente reduzida, o território de Portugal Continental incluír uma excelente diversidade de habitats importantes para as aves, como são exemplos: zonas húmidas (águas estuarinas, sapais, açudes, paúis, salinas, arrozais, caniçais, etc...), áreas florestais, nomeadamente de montado de sobro e de azinho, culturas cerealíferas, pastagens, zonas montanhosas e vales fluviais escarpados. Em termos práticos, esta vantagem traduz-se no facto de não ser necessário viajar longas distâncias para se visitar diversos biótopos complementares e consequentemente observar uma extensa lista de espécies de aves, das quais algumas muito raras e localizadas.
É também claro que o facto de Portugal Continental dispôr de uma linha de costa (e respectiva ZEE) de dimensões apreciáveis, permite acrescentar numerosas espécies de aves marinhas à lista de aves potencialmente observáveis.

Para além dos aspectos acima mencionados, o clima ameno de Portugal (caracterizado por invernos suaves), torna mais agradável a actividade do birdwatching.

A cidade de Lisboa é um excelente ponto de partida para visitar algumas das melhores áreas para observar aves em Portugal, como é exemplo o estuário do Tejo, a zona húmida mais importante para as aves do nosso país e uma das zonas húmidas mais importantes da Europa. De facto, Lisboa é a única capital europeia localizada junto a uma área protegida que possui uma tão elevada riqueza do ponto de vista da avifauna.
A cerca de 20 minutos da cidade, é possível visitar alguns dos melhores locais para birdwatching do estuário, como são exemplos o porto das Hortas, a zona de Pancas ou a zona da Barroca d’Alva.
A diversidade de habitats que a zona do estuário do Tejo encerra é elevada, sendo exemplos as lamas entre-marés, os sapais, as salinas, os arrozais, os caniçais, o montado de sobro e a lezíria.
O estuário do Tejo inclui uma área protegida considerada ZPE (Zona de Protecção Especial para as Aves Selvagens do Estuário do Tejo), que por sua vez integra a RNET (Reserva Natural do Estuário do Tejo), cuja superfície é superior a 14.000 ha.

Uma outra zona protegida de grande riqueza avifaunística, o estuário do Sado, fica a pouco mais de 30 minutos da cidade de Lisboa, constituíndo uma excelente alternativa para a observação de aves.

Para os locais acima mencionados mais próximos de Lisboa (estuários do Tejo e do Sado), os programas de passeios guiados da Birds & Nature incluem, para além dos tours de 1 dia completo, tours com a duração de meio dia (manhã ou tarde). Para todos os outros passeios, nomeadamente a zonas específicas do Alentejo ou do Algarve, a duração é de 1 dia completo, sendo possível organizar combinações de 2 dias ou mais. Outros tours a locais alternativos, bem como tours fotográficos, constituem também possibilidades. 

Os tours guiados para observação ou fotografia de aves da Birds & Nature são privados, sendo efectuados mediante marcação prévia dos interessados. Os participantes são transportados em viatura(s) da empresa, partindo por princípio da cidade de Lisboa. As viaturas utilizadas (com ar condicionado) têm uma capacidade de transportar até 8 participantes.
Geralmente, os tours têm início entre as 07,30 e as 08,30 horas e, no caso dos tours de 1 dia completo, acabam entre as 18,30 e as 20,30 horas, dependendo da altura do ano. No caso dos passeios ao Alentejo ou ao Algarve, é conveniente saír de Lisboa mais cedo e voltar mais tarde. Os tours de meio dia da manhã terminam pelas 13,00 horas e os da tarde começam pelas 14,00 horas. Estes horários podem ser ajustados segundo a conveniência dos participantes.

Em todos os passeios é disponibilizado aos participantes material óptico de observação de qualidade, nomeadamente binóculos e telescópios, bem como guias de campo, para uma melhor identificação das espécies observadas.

Cada tour é cuidadosamente planeado, de forma a observar da melhor forma possível o maior número presente de espécies, inclusivé as mais difíceis ou localizadas. O acesso a alguns dos locais mais interessantes e geralmente inacessíveis por serem privados, é possível com a Birds & Nature (devido ao facto de estarmos autorizados pelos respectivos proprietários).

Uma vez que a generalidade de cada itinerário dos nossos tours é percorrido de automóvel, as distâncias efectuadas a pé são relativamente curtas e não requerem qualquer condição física especial.

Recomenda-se que os participantes levem calçado prático e adequado para andar no campo, roupa prática, chapéu, água e protector solar (especialmente nos meses de Março a Outubro).

O preço dos tours guiados inclui: acompanhamento permanente do guia, transporte (incluindo combustível, portagens e pick up e drop off em Lisboa), disponibilização de material óptico de qualidade (binóculos e telescópios) e de guias de campo, custo de entrada em áreas privadas ou protegidas, seguro de acidentes pessoais por cada participante e IVA.
O almoço não está incluído, mas temos todo o prazer em organizar um piquenique ou um almoço num restaurante.

Para reservas ou saber mais informações, contacte-nos !

Íbis-preta

A Birds & Nature Tours é uma empresa de animação turística licenciada para esta actividade, com o RNAAT nº 25/2008 do Turismo de Portugal, I.P.

 
< Artigo anterior   Artigo seguinte >

Choose language

EnglishEnglish   PortuguêsPortuguês  

Procurar

NewsLetter






natureza.gif
atl.gif
apecate.gif
swarovski.gif