• Birds
  • Birds
  • Birds
  • Birds
  • Birds
  • Birds
Tours ao estuário do Tejo

Em termos de avifauna, o estuário de Tejo é a zona húmida mais importante de Portugal, sendo também uma das zonas húmidas mais importantes da Europa.
O estuário do Tejo inclui uma área protegida considerada ZPE (Zona de Protecção Especial para as Aves Selvagens do Estuário do Tejo), que por sua vez integra a RNET (Reserva Natural do Estuário do Tejo), cuja área ultrapassa os 14.000 ha e foi incluída na Lista das Zonas Húmidas de Importância Internacional (Convenção de Ramsar). Estes vários estatutos de protecção foram conferidos, essencialmente, devido às populações invernantes, em passagem migratória e nidificantes, de aves pertencentes aos grupos das limícolas, dos patos e de outros grupos de aves aquáticas.
No entanto e dada a diversidade de biótopos presentes, nomeadamente o facto de também incluír habitats florestais (ex. montado de sobro, pinhal) e área de lezíria, a riqueza do ponto de vista da avifauna da zona do estuário do Tejo vai muito para além das aves aquáticas, incluíndo populações importantes de diversas espécies de grupos como as rapinas, os passeriformes, ou mesmo as aves estepárias. Nesta área, já foram registadas cerca de 250 espécies de aves.

Visitar o estuário do Tejo é, do ponto de vista de observação de aves e de natureza em geral, uma experiência de grande riqueza em qualquer altura do ano. Durante os meses de Inverno, o estuário congrega o maior número de aves aquáticas, ultrapassando os 120.000 indivíduos; nos periodos de passagem migratória (Primavera e Outono), a diversidade de espécies é máxima, sendo mais fácil observar mais de 100 espécies de aves num só dia; no periodo do Verão, a zona do estuário é utilizada como local de nidificação por cerca de 100 espécies, muitas das quais provenientes de África.

Os locais visitados abrangem habitats de grande riqueza avifaunística, como são exemplos: lamas entre-marés, sapais, salinas, arrozais, caniçais, montado de sobro, pinhal e lezíria.
Alguns destes locais de maior interesse são: o porto das Hortas, o Samouco, a Barroca d’Alva, a ribeira das Enguias, a zona de Pancas e a zona da Ponta da Erva.

No periodo de nidificação, é possível visitar uma colónia de garças situada perto do estuário, em que nidificam habitualmente cerca de 7 espécies de aves. Esta visita é efectuada tomando todos os cuidados possíveis para não perturbar as aves.

Em cada tour guiado ao estuário, o itinerário é definido considerando circunstâncias várias, tais como o ciclo de marés, a luz solar, o avistamento recente de determinada(s) espécie(s) rara(s) num dado local, ou as espécies mais pretendidas pelos participantes.
Dada a proximidade da cidade de Lisboa (cerca de 20 minutos) relativamente a algumas das melhores zonas a visitar no estuário do Tejo, a Birds & Nature tem, para esta área, programas de passeios não apenas de 1 dia completo, mas também de meio dia (manhã ou tarde).

Principais Espécies
Algumas espécies, seja porque são pouco comuns ou difíceis de observar em Portugal mas ocorrem com regularidade na zona do estuário do Tejo, seja porque são aqui particularmente abundantes (pelo menos em certas alturas do ano), ou seja porque não ocorrem no norte da Europa, merecem destaque. São disso exemplos: o Corvo-marinho, o Garçote, o Goraz, o Carraceiro, o Papa-ratos, a Garça-branca, a Garça-branca-grande, a Garça-vermelha, a Cegonha-branca, a Íbis-preta, o Colhereiro, o Flamingo, o Ganso-bravo, a Tadorna, o Pato-real, a Frisada, o Arrábio, o Pato-colhereiro, a Piadeira, a Marrequinha, o Zarro, o Pato-de-bico-vermelho, a Águia-pesqueira, a Águia-cobreira, a Águia-calçada, a Águia de Bonelli, o Milhafre-preto, o Peneireiro-cinzento, a Águia-sapeira, o Tartaranhão-cinzento, a Águia-de-asa-redonda, o Peneireiro, o Falcão-peregrino, o Esmerilhão, o Frango-de-água, o Camão, o Sisão, o Alfaiate, o Perna-longa, o Alcaravão, a Perdiz-do-mar, o Borrelho-grande-de-coleira, o Borrelho-de-coleira-interrompida, a Tarambola-cinzenta, a Seixoeira, o Pilrito-de-peito-preto, o Pilrito-de-bico-comprido, o Pilrito-pequeno, a Perna-vermelha, a Perna-vermelha-bastarda, a Perna-verde, o Milherango, o Fuselo, o Maçarico-real, o Combatente, a Gaivota-de-cabeça-preta, a Chilreta, o Tagaz, a Gaivina-preta, a Gaivina-dos-pauis, o Cuco-rabilongo, a Coruja-do-nabal, o Noitibó-cinzento, o Noitibó-de-nuca-vermelha, o Andorinhão-pálido, a Poupa, o Abelharuco, a Laverca, a Cotovia-de-poupa, a Cotovia-dos-bosques, a Calhandrinha, a Calhandra-real, a Andorinha-dáurica, a Petinha-ribeirinha, a Alvéola-amarela (da subespécie ibérica), o Pisco-de-peito-azul, a Toutinegra-dos-valados, a Toutinegra-do-mato, a Fuinha-dos-juncos, a Cigarrinha-ruiva, o Rouxinol-bravo, o Rouxinol-dos-caniços, o Rouxinol-grande-dos-caniços, a Felosa-musical, a Felosa-de-papo-branco, a Felosa-ibérica, o Chapim-de-mascarilha, o Picanço-barreteiro, o Picanço-real, o Charneco, o Estorninho-preto, o Papa-figos, o Pardal-espanhol, o Pardal-francês, a Milheirinha, a Escrevedeira-dos-caniços e a Escrevedeira-de-garganta-preta.

Espécies Exóticas
Em certos locais da zona do estuário ocorrem algumas espécies exóticas (espécies não nativas, introduzidas), como por exemplo o Bico-de-lacre, o Tecelão-de-cabeça-preta, o Arcebispo e o Bengali-vermelho.

Espécies Raras ou Acidentais
Na área do estuário do Tejo foram observadas, nos últimos anos, numerosas espécies consideradas raras ou acidentais em Portugal, entre as quais a Garça-dos-recifes, o Flamingo-pequeno, o Pato-casarca, a Pardilheira, a Marrequinha-americana, o Negrelho-americano, o Caturro, o Pato-rabilongo, o Pato-rabo-alçado, a Águia-malhada, o Galeirão-de-crista, a Tarambola-dourada-siberiana, a Tarambola-dourada-pequena, o Abibe-sociável, o Maçarico-sovela, o Pilrito-acanelado, a Perna-verde-fina, a Narceja-real, o Falaropo-de-bico-fino, o Pisa-na-água, o Pilrito-de-colete, a Perna-amarela-pequena, o Maçarico-de-bico-comprido, a Gaivota-das-pradarias, a Gaivina-de-asa-branca e a Petinha-de-garganta-ruiva.

Preços
Tour Privado de Meio Dia
1 pessoa – 100 euros
2 pessoas – 140 euros
3 pessoas – 180 euros
4 pessoas – 220 euros
(+ 40 euros por pessoa adicional)
Tour Privado de Dia Completo
1 pessoa – 150 euros
2 pessoas – 210 euros
3 pessoas – 270 euros
4 pessoas – 330 euros
(+ 60 euros por pessoa adicional)

Para reservas ou saber mais informações, contacte-nos !

Porto das Hortas, estuário do Tejo

A Birds & Nature Tours é uma empresa de animação turística licenciada para esta actividade, com o RNAAT nº 25/2008 do Turismo de Portugal, I.P.

 
< Artigo anterior   Artigo seguinte >

Choose language

EnglishEnglish   PortuguêsPortuguês  

Procurar

NewsLetter






natureza.gif
atl.gif
apecate.gif
swarovski.gif