• Birds
  • Birds
  • Birds
  • Birds
  • Birds
  • Birds
Tours ao Alentejo

Estes tours englobam uma visita às zonas de Castro Verde e de Mértola, o que permite combinar habitats diversos de enorme beleza e riqueza avifaunística.
Parte da área visitada está integrada em duas Zonas de Protecção Especial, a ZPE de Castro Verde e a ZPE do Vale do Guadiana (que por sua vez inclui o Parque Natural do Vale do Guadiana).

A área de Castro Verde é a mais importante zona de Portugal para a conservação de aves estepárias. Espécies como a Abetarda, o Sisão, o Cortiçol-de-barriga-preta, a Águia-caçadeira, o Francelho ou o Rolieiro, podem ser observadas nesta região com relativa facilidade. Regularmente são também registadas espécies como o Grifo, o Abutre-preto e a Águia-imperial-ibérica.

A vila de Mértola, para além do excepcional interesse do ponto de vista histórico, é também um excelente local para a observação de aves, sendo de realçar a colónia de Francelhos existente.
O passeio inclui também a visita a locais do vale de rio Guadiana, nomeadamente ao magnífico acidente geológico que é o Pulo do Lobo, sítio de grande beleza, onde é possível observar diversas espécies rupícolas e outras, como por exemplo a Cegonha-preta, a Águia-real, a Águia de Bonelli, o Bufo-real, a Andorinha-das-rochas, a Andorinha-dáurica, o Melro-azul e a Cia.

Habitats visitados: terrenos abertos com searas ou pousios, açudes, montado de sobro e de azinho, matos e vales fluviais escarpados.
Alguns dos locais visitados são as zonas de Entradas, São Marcos da Ataboeira, Pulo do Lobo, Mértola e Mina de São Domingos.

Principais Espécies
Algumas espécies, seja porque são pouco comuns ou difíceis de observar em Portugal mas ocorrem com regularidade nas zonas acima descritas, seja porque são aqui particularmente abundantes (pelo menos em certas alturas do ano), ou seja porque não ocorrem no norte da Europa, merecem destaque. São disso exemplos: a Cegonha-branca, a Cegonha-preta, o Grifo, o Abutre-preto, a Águia-real, a Águia-imperial-ibérica, a Águia-cobreira, a Águia de Bonelli, o Milhafre-real, o Milhafre-preto, o Peneireiro-cinzento, a Águia-caçadeira, o Francelho, o Grou, a Abetarda, o Sisão, o Cortiçol-de-barriga-preta, o Alcaravão, a Perdiz-do-mar, o Bufo-real, o Noitibó-de-nuca-vermelha, a Poupa, o Abelharuco, o Rolieiro, a Cotovia-escura, a Calhandrinha, a Calhandra-real, a Andorinha-das-rochas, a Andorinha-dáurica, o Solitário, o Chasco-ruivo, o Melro-azul, a Toutinegra-tomilheira, o Picanço-barreteiro, o Picanço-real, o Charneco, a Gralha-de-nuca-cinzenta, o Corvo, o Estorninho-preto, o Papa-figos, o Pardal-espanhol e a Cia.

Espécies Raras ou Acidentais
Nestes locais foram observadas, nos últimos anos, algumas espécies consideradas raras ou acidentais em Portugal, entre as quais o Grifo-pedrês, o Falcão-vespertino, o Andorinhão-cafre (nidificação confirmada na área em anos recentes), o Andorinhão-pequeno e a Petinha-de-garganta-ruiva.

Preços
Tour Privado de Dia Completo
1 pessoa – 280 euros
2 pessoas – 340 euros
3 pessoas – 400 euros
4 pessoas – 460 euros
(+ 60 euros por pessoa adicional)

Para reservas ou saber mais informações, contacte-nos !

Rolieiro

A Birds & Nature Tours é uma empresa de animação turística licenciada para esta actividade, com o RNAAT nº 25/2008 do Turismo de Portugal, I.P.

 
< Artigo anterior   Artigo seguinte >

Choose language

EnglishEnglish   PortuguêsPortuguês  

Procurar

NewsLetter






natureza.gif
atl.gif
apecate.gif
swarovski.gif