• Birds
  • Birds
  • Birds
  • Birds
  • Birds
  • Birds
Tours ao Algarve

Os tours ao Algarve programados pela Birds & Nature são essencialmente focalizados em duas áreas protegidas de grande riqueza a nível da avifauna e da natureza em geral: a Ria Formosa e a zona de Castro Marim.

A Ria Formosa é uma das zonas húmidas mais importantes de Portugal e é classificada como Zona Húmida de Importância Internacional (Convenção de Ramsar). Trata-se de uma área protegida como ZPE (Zona de Protecção Especial), que inclui o Parque Natural da Ria Formosa, cuja área é superior a 14.000 ha.
A Ria constitui uma das mais importantes áreas de Portugal para as aves migradoras, nomeadamente pertencentes aos grupos das limícolas e dos passeriformes. É também um dos melhores locais de Portugal para observar algumas espécies raras e localizadas, como por exemplo o Garçote ou o Camão.
Protegida por uma complexa teia de ilhas barreira e respectivos cordões dunares, a Ria Formosa estende-se ao longo de cerca de 60 kms e inclui diversos habitats, tais como: dunas, águas livres, lamas entre-marés, sapais, salinas, caniçais, lagoas e pinhais.
Alguns dos locais visitados são os seguintes: a Quinta do Lago, o Ludo e as salinas de Tavira.

A zona de Castro Marim incluída neste programa, consiste principalmente no complexo sistema de canais, áreas de sapal e de salinas (quer industriais, quer artesanais) existentes na área estuarina do Rio Guadiana, junto à povoação com aquele mesmo nome.
Esta zona protegida é igualmente classificada como Zona Húmida de Importância Internacional (Convenção de Ramsar) e inclui uma ZPE (Zona de Protecção Especial) e a Reserva Natural do Sapal de Castro Marim e Vila Real de Santo António, cuja área é de cerca de 2.000 ha.
A riqueza da zona deve-se essencialmente às aves dos grupos das limícolas, dos patos e das gaivotas (invernantes, em passagem migratória e nidificantes). As populações de outras aves aquáticas, como o Flamingo ou o Colhereiro, são também significativas.
É a única zona do país em que algumas espécies de aves muito localizadas são observadas com regularidade, sendo disso exemplos a Gaivota de Audouin, a Gaivota-de-bico-fino e a Calhandrinha-das-marismas.

Habitats incluídos: salinas, lamas entre-marés, sapais, pastagens, terrenos agrícolas, azinhais e alfarrobais.
Principais locais visitados: salinas do Cerro do Bufo, salinas de Castro Marim e sapal de Venta Moinhos.

Principais Espécies
Algumas espécies, seja porque são pouco comuns ou difíceis de observar em Portugal mas ocorrem com regularidade nas duas zonas acima mencionadas, seja porque são aqui particularmente abundantes (pelo menos em certas alturas do ano), ou seja porque não ocorrem no norte da Europa, merecem destaque. São disso exemplos: o Cagarraz, o Mergulhão-de-poupa, o Garçote, a Garça-branca, a Garça-vermelha, a Cegonha-branca, o Colhereiro, o Flamingo, a Tadorna, o Pato-de-bico-vermelho, a Pêrra, a Águia-pesqueira, o Camão, o Sisão, o Alfaiate, o Perna-longa, o Alcaravão, o Borrelho-de-coleira-interrompida, o Pilrito-pequeno, o Pilrito de Temminck, a Gaivota-de-bico-fino, a Gaivota-de-cabeça-preta, a Gaivota de Audouin, a Chilreta, o Garajau-grande, a Gaivina-preta, o Cuco-rabilongo, o Noitibó-de-nuca-vermelha, o Andorinhão-pálido, a Poupa, o Guarda-rios, o Abelharuco, a Cotovia-de-poupa, a Calhandrinha, a Calhandrinha-das-marismas, a Andorinha-dáurica, a Alvéola-amarela (subespécie ibérica), o Pisco-de-peito-azul, a Toutinegra-dos-valados, a Toutinegra-tomilheira, a Toutinegra-do-mato, a Fuinha-dos-juncos, o Rouxinol-bravo, o Rouxinol-dos-caniços, o Rouxinol-grande-dos-caniços, a Felosa-poliglota, o Picanço-barreteiro, o Charneco, o Papa-figos e a Milheirinha.

Espécies Raras ou Acidentais
Nas duas áreas acima mencionadas foram observadas, nos últimos anos, numerosas espécies consideradas raras ou acidentais em Portugal, entre as quais a Garça-dos-recifes, o Flamingo-pequeno, a Pardilheira, o Pato-rabilongo, o Pato-rabo-alçado, o Galeirão-de-crista, a Perna-verde-fina, o Falaropo-de-bico-fino, o Pisa-na-água, o Pilrito-de-colete, a Perna-amarela-pequena, o Garajau-real, a Gaivina de Forster e a Gaivina-de-asa-branca.

Preços
Tour Privado de Meio Dia
1 pessoa  90 euros
2 pessoas  130 euros
3 pessoas  170 euros
4 pessoas  210 euros
(+ 40 euros por pessoa adicional)
Tour Privado de Dia Completo
1 pessoa – 140 euros
2 pessoas – 200 euros
3 pessoas – 260 euros
4 pessoas – 320 euros
(+ 60 euros por pessoa adicional)

Para reservas ou saber mais informações, contacte-nos !

Foto: R. Tipper
Gaivota-de-bico-fino

A Birds & Nature Tours é uma empresa de animação turística licenciada para esta actividade, com o RNAAT nº 25/2008 do Turismo de Portugal, I.P.

 
< Artigo anterior   Artigo seguinte >

Choose language

EnglishEnglish   PortuguêsPortuguês  

Procurar

NewsLetter






natureza.gif
atl.gif
apecate.gif
swarovski.gif