Viagem a Marrocos (montanhas do Atlas e a orla do Saara)

❮ Voltar

Data: 24 a 31 de Março de 2023
Partida de Lisboa: 24 de Março (sexta-feira), às 09H25
Regresso a Lisboa: 31 de Março (sexta-feira), às 17H10. Chegada prevista às 18H45 

A viagem de observação e fotografia de aves a Marrocos é organizada pela Birds & Nature em parceria com a agência de viagens TopAtlântico e com uma empresa local especializada. O programa tem a duração de 8 dias e inclui a visita a alguns dos locais mais emblemáticos do Sul deste país para birdwatching. 

Marrocos é um país fascinante quer em termos culturais, quer em termos naturais. No que diz respeito à paisagem e à fauna, pode dizer-se que o Norte é relativamente parecido com muitas áreas do Sul da Península Ibérica. Já o Sul, para onde vamos, é um mundo completamente diferente. As imponentes montanhas do Atlas traçam uma espécie de limite e para lá delas entra-se na orla do grande deserto do Saara com as suas dunas gigantes, conhecidas localmente como ergs e com vastas extensões planas cobertas de pedras denominadas por hammada. Ao longo das poucas linhas de água existentes e junto a pontos de água surgem oásis que contrastam com a secura da paisagem e que são um importante suporte para as aves que viajam entre as zonas de nidificação na Europa e as de invernada, a Sul do deserto. Visitaremos alguns dos mais famosos locais para birdwatching de Marrocos, incluindo a pista de Tagdit, os palmares de Rissani, a garganta de Todra e claro está, as espectaculares dunas de Erg-Chebbi. 

A viagem é direcionada para procurar espécies de alta montanha e sobretudo espécies do deserto, pelas quais este é um famoso destino para muitos observadores de aves. No entanto, tendo em conta a altura da visita, é possível que encontremos também diversas espécies migradoras transarianas que nesta época do ano começam a atravessar a região rumo às suas áreas de nidificação na Europa. Durante a nossa viagem visitaremos zonas montanhosas, terrenos semi-desérticos, deserto de areia, deserto de pedras e alguns oásis. No total, é expectável que sejam registadas mais de 120 espécies de aves, incluindo muitas das especialidades norte-africanas que não ocorrem em Portugal. 

Teremos possibilidades de observar alguns mamíferos, como são exemplos o Fat Sand Rat (Psammomys obesus), o Barbary Ground Squirrel (Atlantoxerus getulus) e, com sorte, a Fennec Fox (Vulpes zerda). Nos répteis, o destaque vai para o relativamente comum Moroccan Spiny-tailed Lizard (Uromastyx nigriventris). 

Durante a viagem teremos numerosas oportunidades de provar a gastronomia de Marrocos, bem como visitar locais culturais tais como a aldeia fortificada Berber (Ksar) de Ait Benhaddou e, em Marraquexe, a fascinante praça Jemaa el-Fnaa e a medina.
 

Programa

24 de Março – Viagem de Lisboa para Marraquexe às 09H25. Chegada prevista para as 12H00 locais. Após o encontro com o nosso guia local para os próximos dias, teremos um almoço e logo de seguida rumaremos a Ouarzazate. No caminho atravessaremos as montanhas do Anti-Atlas, uma série de elevações rochosas de origem vulcânica com escarpas e desfiladeiros profundos. No início desta deslocação atingiremos as planícies de Marraquexe, onde poderemos observar as subespécies africanas do Chapim-azul/African Blue Tit (Cyanistes caeruleus ultramarinus) e do Tentilhão/African Chaffinch (Fringilla coelebs africana). Subiremos em direção à portela de Tizi-n-Tichka, situada a 2260 metros de altitude, naquela que será uma espectacular deslocação. Quando alcançarmos a portela tentaremos encontrar uma espécie endémica, a Toutinegra-do-atlas/Tristram's Warbler (Sylvia deserticola). Convém notar que fora dos seus locais de invernada esta espécie tem requisitos de habitat bastante específicos e nem sempre é fácil de encontrar. Aqui teremos também excelentes possibilidades de encontrar o endémico Peto-mourisco/Maghreb Green Woodpecker (Picus vaillantii). À medida que formos subindo, iremos provavelmente começar a ver algumas aves de rapina, sendo a Águia-de-bonelli/Bonelli's Eagle (Aquila fasciata) e o Bútio-mourisco/Long-legged Buzzard (Buteo rufinus) duas boas possibilidades. Antes de chegarmos ao nosso hotel, efectuaremos uma paragem para explorar a barragem de Mansour Eddahbi, onde poderemos observar para além de corvos-marinhos, garças e diversas limícolas, o Pato-casarca/Ruddy Shelduck (Tadorna ferruginea), a Pardilheira/Marbled Teal (Marmaronetta angustirostris) e a Cotovia-de-poupa/Crested Lark (Galerida cristata), aqui representada pela subespécie macrorhyncha que, de acordo com algumas autoridades na matéria, poderá ser considerada como espécie própria (Cotovia-de-poupa-mourisca/Maghreb Lark). Chegada a Ouarzazate no final da tarde. O jantar e o alojamento serão no Hotel Ksar Ighnda. 

25 de Março – Após o pequeno-almoço, dirigir-nos-emos ao Ksar de Ait Benhaddou, que é Património Mundial da UNESCO. Visita a um vale rochoso em que procuraremos o raro Chasco-do-magreb/Maghreb Wheatear (Oenanthe halophila). Após o almoço em Ouarzazate, viajaremos para Boumalne du Dades, através da pista de Tagdilt. Esta é sem dúvida uma das melhores áreas para a observação de aves do Sul de Marrocos. Existem muito boas probabilidades de conseguirmos ver aqui o Chasco-de-cauda-ruiva/Red-rumped Wheatear (Oenanthe moesta), a Cotovia-escura/Thekla's Lark (Galerida theklae), o Trombeteiro-mourisco/Trumpeter Finch (Bucanetes githagineus), a Calhandra-cornuda-do-deserto/Temminck's Lark (Eremophila bilopha), a Calhandrinha-galucha/Greater Short-toed Lark (Calandrella brachydactyla) e, com sorte, a bastante nomádica Calhandra-de-bico-grosso/Thick-billed Lark (Ramphocoris clotbey). O jantar e o alojamento serão em Boumalne du Dades no Hotel La Perle du Dadès. 

26 de Março – Iniciaremos o dia com uma nova visita à pista de Tagdilt, onde visitaremos um desfiladeiro rochoso para procurar o escasso Chasco-fúnebre/Mourning Wheatear (Oenanthe lugens) e a Calhandra-do-deserto/Desert Lark (Ammomanes deserti). Nesta zona onde pessoas vivem em grutas com rebanhos de ovelhas e cabras, teremos também a primeira oportunidade de encontrar o Bufo-mourisco/Pharaoh Eagle-owl (Bubo ascalaphus), conhecido localmente como “Gayuin”. De seguida iniciaremos a nossa viagem para o Sahara e concretamente para Merzouga. Durante a viagem pararemos em alguns locais para procurar espécies como o Alfaneque/Lanner Falcon (Falco biarmicus) e o Corvo-do-deserto/Brown-necked Raven (Corvus ruficollis). Chegada no final da tarde ao nosso hotel no deserto onde passaremos as próximas duas noites. Alojamento e jantar em Merzouga, no Hotel Yasmina. 

27 de Março – Hoje dedicaremos o dia todo a explorar as dunas do Erg Chebbi (o maior sistema dunar existente em Marrocos) e o deserto de pedras adjacente, utilizando veículos 4X4. As espécies alvo serão o Noitibó-do-deserto/Egyptian Nightjar (Caprimulgus aegyptius), a Corredeira-comum/Cream-coloured Courser (Cursorius cursor), a Calhandra-de-bico-curvo /Greater Hoopoe-lark (Alaemon alaudipes), o Pardal-do-deserto/Desert Sparrow (Passer simplex), a Toutinegra-do-deserto-africana/African Desert Warbler (Sylvia deserti), a Calhandra-das-dunas/Bar-tailed Lark (Ammomanes cinctura), o Cortiçol-malhado/Spotted Sandgrouse (Pterocles senegallus), o Cortiçol-coroado/Crowned Sandgrouse (Pterocles coronatus), o Cortiçol-de-barriga-preta/Black-bellied Sandgrouse (Pterocles orientalis), a Ganga/Pin-tailed Sandgrouse (Pterocles alchata), o  Chasco-do-deserto/Desert Wheatear (Oenanthe deserti) e o Chasco-de-barrete-branco/White-crowned Wheatear (Oenanthe leucopyga). Embora sejam muito difíceis de observar, visitaremos locais onde a escassa Hubara/Houbara Bustard (Chlamydotis undulata) e a Fennec Fox (Vulpes zerda) ocorrem. Alojamento e jantar em Merzouga, no Hotel Yasmina. 

28 de Março – Após o pequeno-almoço, exploraremos os palmares de Rissani, onde procuraremos o Abelharuco-de-faces-azuis/Blue-cheeked Bee-eater (Merops persicus), que nesta altura do ano estará a chegar dos seus quartéis de inverno subsaarianos, o Zaragateiro-fulvo/Fulvous Babbler (Argya fulva) e a subespécie local da Felosa-pálida-oriental/Saharan Olivaceous Warbler (Iduna opaca reiseri). Da parte da tarde, já a caminho de Boumalne du Dades, visitaremos a garganta de Todra, onde procuraremos o Pombo-das-rochas/Rock Dove (Columba livia) e a Andorinha-das-rochas/Eurasian Crag Martin (Ptyonoprogne rupestris). Depois, viajaremos para leste e pararemos num wadi com vegetação arbustiva para procurar a Prinia-dos-espinheiros/Streaked Scrub-warbler (Scotocerca inquieta). Alojamento e jantar em Boumalne du Dades, no Hotel La Perle du Dadès. 

29 de Março – Viagem de regresso a Marraquexe, visitando numerosos locais ao longo do caminho, procurando espécies que não tenhamos conseguido encontrar antes. Chegada a Marraquexe, onde passaremos as duas últimas noites da viagem, no final da tarde. Alojamento e jantar no Hotel Riad Le Perroquet Bleu. 

30 de Março – Após o pequeno-almoço, visitaremos as montanhas do Atlas e concretamente a estância de inverno de Oukaimeden, situada a 2600 metros de altitude em pleno Alto Atlas, no vale de Ourika. A estrada leva-nos através de campos cultivados onde deverá ser possível encontrar um bom leque de espécies residentes tais como o Picanço-real-meridional/Iberian Grey Shrike (Lanius meridionalis), a Pega-mourisca/Maghreb Magpie (Pica mauritanica), o Engole-malagueta/Common Bulbul (Pycnonotus barbatus), o Rabirruivo-mourisco/Moussier's Redstart (Phoenicurus moussieri) e a Escrevedeira-doméstica/House Bunting (Emberiza sahari). À medida que começarmos a subir, procuraremos o Melro-azul/Blue Rock Thrush (Monticola solitarius) e o Chasco-preto/Black Wheatear (Oenanthe leucura) nos afloramentos rochosos. É possível que alguns migradores já aqui tenham chegado e entre as espécies que talvez se possam ver contam-se o Abelharuco/European Bee-eater (Merops apiaster), a Águia-calçada/Booted Eagle (Hieraaetus pennatus), o Milhafre-preto/Black Kite (Milvus migrans) e a Toutinegra-de-bigodes/Subalpine Warbler (Sylvia cantillans). Quando chegarmos à estância de ski de Oukaimeden exploraremos o limite da neve à procura da especialidade local, o elegante Asa-carmim-africano/African Crimson-winged Finch (Rhodopechys alienus). Outras espécies que poderão ser aqui observadas incluem o Falcão-tagarote/Barbary Falcon (Falco pelegrinoides), a Perdiz-mourisca/Barbary Partridge (Alectoris barbara), a Ferreirinha-serrana/Alpine Accentor (Prunella collaris), o Pardal-francês/Rock Sparrow (Petronia petronia), a Gralha-de-bico-amarelo/Yellow-billed Chough (Pyrrhocorax graculus) e a Calhandra-cornuda-comum/Horned Lark (Eremophila alpestris), aqui representada pela subespécie atlas. De salientar que nos últimos anos existem aqui observações esporádicas de Brita-ossos/Lammergeier (Gypaetus barbatus). Regresso a Marraquexe, com paragem no hotel para nos refrescarmos. Jantar na impressionante praça Jemaa el-Fnaa com os seus encantadores de serpentes, vendedores de água e bancas de especiarias, o que constituirá certamente uma experiência inolvidável. Alojamento no Hotel Riad Le Perroquet Bleu. 

31 de Março – Haverá a hipótese de fazer alguma observação de aves na zona de Marraquexe durante a manhã, onde deveremos encontrar a numerosa Rola-dos-palmares/Laughing Dove (Streptopelia senegalensis) e o Andorinhão-pequeno/Little Swift (Apus affinis), entre outras espécies, ao mesmo tempo que exploraremos esta fascinante cidade, nomeadamente os bairros antigos, sem esquecer a oportunidade de poder regatear nas lojas do souk. Almoço e transfer para o Aeroporto de Marraquexe, onde apanharemos o voo de regresso a Lisboa (às 17H10). Chegada a Lisboa prevista para as 18H45.
 

Preço

2.390 € por pessoa (suplemento de 290 € para quarto individual).
40% do pagamento é efetuado na pré-inscrição e os restantes 60% até dois meses antes da viagem.
O preço inclui: acompanhamento permanente de guia da Birds & Nature, guia especializado em aves e natureza em Marrocos, passagens aéreas em classe económica de Lisboa para Marraquexe e de Marraquexe para Lisboa, transporte ao longo de toda a estadia em Marrocos, alojamento ao longo de toda a viagem, refeições (com uma bebida incluída), água engarrafada ao longo de toda a viagem, lista de aves e de outros animais, utilização de material óptico de qualidade (binóculos e telescópios) e de guias de campo, custo de entrada em áreas protegidas e privadas e IVA.
Não inclui: taxas de aeroporto dos voos internacionais (valor que deverá rondar os 150 €), seguro de viagem e despesas de carácter pessoal.


Alojamento

Hotel Ksar Ighnda. Site do Hotel: https://ksarighnda.com/en/
Hotel La Perle du Dadès. Site do Hotel: https://www.perledudades.com/
Hotel Yasmina. Site do Hotel: https://www.merzougayasminahotel.com/
Hotel Riad Le Perroquet Bleu. Site do Hotel: https://www.riadleperroquetbleu.com/en/


Notas

Serão tomadas todas as precauções possíveis para não perturbar as aves e outros animais.
Nas actividades organizadas pela Birds & Nature tentamos proporcionar não só excelentes momentos de birdwatching, mas também oportunidades fotográficas únicas.
A viagem realiza-se com um mínimo de 6 participantes; o número máximo de inscrições aceites é de 12.

Mais detalhes

Recomendado por

Reviews Birds Nature Tours Trip advisor
Reviews Birds Nature Tours Trip advisor
Clean & Safe - Turismo de Portugal
Clean & Safe - Turismo de Portugal
Safe travels

Subscrever Newsletter



Fotos de Pedro Marques