A Equipa

❮ Voltar

António Cotão

O António nasceu em Portalegre, no Alto Alentejo e estudou Biologia na Universidade do Algarve, em Faro. Cresceu numa pequena vila e desde muito cedo criou uma ligação muito especial com a natureza e a biodiversidade. Depois de completar os seus estudos, dedicou-se ao voluntariado para a conservação da natureza, tendo trabalhando num centro de recuperação de animais selvagens e depois numa organização ambiental cujo principal foco é o estudo e a conservação de aves selvagens. Tem cerca de 15 anos de experiência de campo em Portugal, com especial incidência no sul do país e tem um grande conhecimento da sua biodiversidade, em particular da avifauna. O António viaja regularmente para outros países com o principal objetivo de observar aves e, para além deste grupo de animais, tem um especial interesse por borboletas e mamíferos; também dedica grande parte do seu tempo às plantas. Tem uma participação activa pela preservação do ambiente e é comprometido com a conservação da fauna selvagem, apoiando diversos projectos de conservação. O António reside no Algarve e guia para a Birds & Nature desde 2022.


Bernardo Barreto

O Bernardo nasceu em Lisboa e é apaixonado pela natureza desde criança. É licenciado em Gestão de Recursos Humanos e desenvolveu o seu trabalho nesta área em várias empresas nacionais e internacionais do sector da hotelaria e turismo, assumindo diferentes posições de gestão que aprofundaram o seu gosto pelas áreas da formação, desenvolvimento e qualidade do serviço. Lecciona também, desde 2009, na Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa. Motivado pela sua paixão pelas questões do ambiente, natureza e turismo, começou a colaborar com a Birds & Nature na área do desenvolvimento de negócio. Para aprofundar a sua experiência nessa área, fez mais tarde uma pós-graduação em Ecoturismo. O Bernardo tem mais de 20 anos de experiência de observação de aves e nos últimos anos tem guiado centenas de tours de observação de aves em Portugal, especialmente na zona dos estuários de Lisboa. É fluente em Inglês e Francês. É apaixonado pela fotografia e guia para a Birds & Nature desde 2009, sendo um dos principais guias da empresa.


Eduardo Realinho

O Eduardo nasceu na Guarda e por ali terá começado a observar as primeiras aves. Fascinado pela natureza desde jovem, cresceu e estudou Biologia na Universidade de Aveiro. Foi nessa altura que surgiu o verdadeiro interesse pela identificação e pelo conhecimento profundo das diversas aves de Portugal. Começou a sua carreira como biólogo de campo numa área protegida, onde trabalhou em prol da conservação de grandes aves de rapina e iniciou a sua experiência em turismo de natureza. Tem desenvolvido vários trabalhos profissionais como ornitólogo, em diferentes localizações da Península Ibérica, o que lhe permite ter experiência acumulada em diversos habitats, paisagens e, claro, as aves. Adora viajar e conhecer novas espécies de outras zonas do mundo, mas nada lhe dá mais prazer do que procurar e mostrar as aves de Portugal. O Eduardo reside atualmente na região de Mértola, ponto de passagem obrigatório para a observação de aves em Portugal, e ali trabalha com várias espécies protegidas, particularmente aves de rapinas e estepárias. Guia para a Birds & Nature desde 2022.


Guillaume Réthoré

O Guillaume nasceu em França e interessou-se pela natureza desde muito novo. Começou a observar aves aos 15 anos de idade, indo todos os domingos ver aves com um grupo de observadores locais. Estudou Biologia na Universidade de Angers e especializou-se na ecologia das zonas húmidas. Trabalhou em várias áreas protegidas francesas, estudando a Seixoeira e o Cágado-de-carapaça-estriada. Participou activamente na LPO (Ligue pour la Protection des Oiseaux – BirdLife em França) na sua região, tendo participado em diversos censos e monitorizações de avifauna. Em 2009, trabalhou na Universidade A&M no Texas, estudando a Juruviara-de-cabeça-preta e a Mariquita-de-bochecha-dourada. O Guillaume mudou-se para Portugal em 2010. É membro da direcção da Associação Portuguesa de Anilhadores de Aves (APAA). Colabora regularemente com a SPEA (Sociedade Portuguesa de Estudo das Aves – BirdLife em Portugal) e é coordenador regional para o censo de aves comuns, bem como revisor regional da plataforma eBird. Trabalha regularmente com empresas de consultoria ambiental, monitorizando a migração de aves de rapina e participando em estudos de impacto ambiental no Norte de Africa. Já observou aves em mais de 10 paises. O Guillaume reside no oeste do Algarve e guia para a Birds & Nature desde 2022.


Helder Cardoso

O Helder nasceu na zona oeste de Portugal e começou a observar aves aos 11 anos. Desenvolveu trabalho na área da anilhagem de aves, dedicando-se especialmente ao fenómeno da muda de passeriformes. Foi membro fundador e vice-presidente da Associação Portuguesa de Anilhadores de Aves (APAA). É autor e co-autor de vários artigos e livros na área da ornitologia e membro votante do Comité Português de Raridades desde 2018. Trabalhou em muitos projectos de estudos de impacto ambiental e académicos, o que o levou a ter um conhecimento detalhado do país, das espécies e habitats. Para além da observação de aves, dedica o seu tempo ao estudo de outros grupos alados, como as borboletas diurnas, nocturnas e libélulas. O Helder é um entusiasta comunicador sobre temas da natureza. Guia para a Birds & Nature desde 2015 e é um dos principais guias da empresa.


Hugo Sampaio

O Hugo nasceu em Coimbra, no centro de Portugal e é licenciado em Biologia. Desde cedo desenvolveu uma paixão pela natureza e as atividades ao ar livre, com destaque pela observação de aves. Profissionalmente, trabalhou em diversos projetos de conservação com a SPEA, parceiro português da Birdlife International, incluindo a monitorização da população do Priolo nos Açores, avaliação do impacto de linhas elétricas nas aves, e participação nos Atlas das Aves Invernantes e Migradoras e das Aves Nidificantes de Portugal. Além disso, esteve envolvido durante mais de uma década na conservação do Parque Natural de Obô e no estudo das suas espécies endémicas, em São Tomé e Príncipe. Atualmente trabalha para a conservação de espécies ameaçadas das estepes cerealíferas, como a Abetarda, o Sisão e o Tartaranhão-caçador. Com uma vasta experiência de campo, o Hugo iniciou também há cerca de uma década a sua atividade como guia de natureza. Liderou tours de observação de aves em Portugal continental, Açores, Espanha, Grécia, São Tomé e Príncipe e Butão. Guia para a Birds & Nature desde 2023.


João Jara

O João nasceu em Lisboa e estudou Biologia na Faculdade de Ciências de Lisboa. Desenvolveu a sua carreira profissional na indústria farmacêutica, ocupando nos últimos anos diversas posições como director e administrador de várias empresas multinacionais. Com cerca de 40 anos de experiência de observação de aves, conhece profundamente as aves de Portugal. Viajou na Europa, em África, na Ásia e nas Américas com o objectivo de observar aves. O João foi membro da direcção nacional da SPEA (Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves – BirdLife em Portugal) e foi membro votante do Comité Português de Raridades entre 2005 e 2011, sendo o seu coordenador entre 2007 e 2011. Autor e co-autor de artigos sobre aves, é também co-autor do livro ‘Where to Watch Birds in Southern Portugal’. Em 2008, lançou a primeira empresa portuguesa totalmente dedicada à organização de actividades ligadas ao birdwatching, a Birds & Nature Tours Portugal. O João é o responsável pela gestão da empresa, para além de guiar muitos dos seus tours e de ser formador em diversos dos seus cursos de identificação de aves. Para além das aves, tem um interesse especial em outros grupos animais, nomeadamente os anfíbios, os répteis e os peixes.


Miguel Rodrigues

O Miguel é natural de Viana do Castelo e cresceu junto ao Rio Minho onde, desde muito jovem, desenvolveu um profundo interesse pelo meio natural e pela conservação da natureza. Amante da montanha, do mundo sub-aquático e de todos os ambientes naturais, licenciou-se em Biologia na Universidade de Aveiro. Realizou o estágio final nas Serras Algarvias, estudando o habitat do Lince-ibérico. Para além dos mamíferos, os seus interesses diversificaram-se para áreas como as aves, a flora e as árvores monumentais, sendo co-fundador da associação Árvores de Portugal. Dinamizou inúmeras palestras, atividades e saídas de campo dedicadas à conservação e à biodiversidade e publicou vários textos online e um livro sobre árvores. Com a formação de divemaster, foi também guia de mergulho. Começou a observar aves em 1997, tendo realizado diversos trabalhos de campo dirigidos a diversas espécies. Atualmente a residir no Algarve, participa regularmente em diversos censos anuais de avifauna, para além de censos dirigidos a algumas espécies como a Águia-pesqueira, a Gralha-de-nuca-cinzenta, a Coruja-do-nabal e a Coruja–das-torres. Certificado como guia de natureza, faz saídas de campo no Algarve desde 2015, sendo guia da Birds & Nature desde 2024.


Pedro Moreira

O Pedro nasceu em Moçambique, cresceu em Aveiro (noroeste de Portugal) e licenciou-se em Biologia pela Universidade de Lisboa. É Mestre em Biologia da Conservação e Doutorado em Ecologia Comportamental, tendo realizado investigação académica de campo durante 16 anos. A sua paixão pela vida selvagem começou cedo, especialmente pelas aves, uma vez que iniciou a observação de aves ainda em criança, depois de receber o seu primeiro guia de aves. Em 2011 começou a trabalhar como consultor ambiental, focando-se na monitorização de populações de aves, incluindo a migração de aves planadoras ao longo das principais rotas migratórias. Este trabalho levou-o a participar em extensas campanhas de campo em Portugal e no estrangeiro (Egito e Djibouti). Atualmente a residir em Aveiro, o Pedro é um entusiasta da observação de aves a nível local. A sua dedicação levou à descoberta de várias novas espécies para o seu distrito, sendo também conhecido pela extensa lista de raridades que já encontrou na sua área de observação habitual. Participou e coordenou regionalmente vários censos nacionais de aves, incluindo o Atlas das Aves Nidificantes de Portugal. Foi também responsável pelo início das contagens mensais de aves marinhas em Aveiro. É co-autor de estudos sobre aves e editor regional do eBird. O Pedro começou a guiar tours de observação de aves em 2020 e guia para a Birds & Nature desde 2024.


Ray Tipper

O Ray observa aves desde a sua juventude. Deixou o seu país de origem, o Reino Unido, em 1973, tendo vivido durante os 22 anos seguintes em Hong Kong, onde foi um dos responsáveis pelo WWF (World Wildlife Fund) e esteve envolvido na gestão da Reserva Natural de Mai Po. Possui uma vasta experiência da avifauna das regiões paleárctica e neárctica. É membro votante do Comité Português de Raridades desde 2007 e o seu coordenador desde 2018. É autor de cerca de 20 artigos sobre aves e é co-autor dos livros ‘A Naturalist’s Guide to the Birds of Hong Kong’, ‘Algarve Wildlife – the Natural Year’ e ‘Where to Watch Birds in Southern Portugal’. O seu trabalho como fotógrafo de aves é bem reconhecido, sendo as suas fotografias publicadas por todo o mundo. Desde 1997, já guiou mais de 70 tours de birdwatching na Europa, Américas, Ásia e África. O Ray reside no Algarve e guia tours de observação e de fotografia de aves para a Birds & Nature desde 2014.


Ricardo Tomé

O Ricardo é um ornitólogo e ecólogo com uma enorme paixão por aves de rapina nocturnas, tendo desenvolvido um doutoramento sobre a ecologia da Coruja-das-torres e do Mocho-galego em habitats mediterrâneos. Observa aves desde os 10 anos de idade e tem trabalhado profissionalmente em ornitologia nos últimos 30 anos. Para além das rapinas nocturnas, os seus trabalhos têm focado os temas da migração, rapinas diurnas e o uso de radares no estudo de movimentos de aves. Tem estado envolvido, tanto como coordenador como executando trabalho de campo, em todos os principais projectos nacionais de monitorização de aves, incluindo os atlas de aves nidificantes, os censos de aves comuns, ou as campanhas de monitorização de aves migradoras em Sagres. O Ricardo é também o director científico de uma empresa internacional de consultoria ambiental, lidando sobretudo com os impactes da energia eólica sobre a vida selvagem e estudando a melhor forma de os minimizar. Neste âmbito, tem efectuado diversos estudos ornitológicos em diferentes regiões de África e do Médio Oriente. É também muito interessado por temas de conservação da natureza. É um sócio participativo da SPEA (Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves), associação que ajudou a fundar e cujos órgãos sociais integrou entre 1995 e 2006, tendo depois sido presidente da direcção nacional até 2010. O Ricardo guia para a Birds & Nature desde 2009.

Mais detalhes

Recomendado por

Reviews Birds Nature Tours Trip advisor
Reviews Birds Nature Tours Trip advisor
Clean & Safe - Turismo de Portugal
Clean & Safe - Turismo de Portugal
Safe travels

Subscrever Newsletter



Fotos de Pedro Marques