Passeio ao Parque Natural do Vale do Guadiana e à ZPE de Castro Verde
Data: 16 a 18 de Maio de 2025
Partida de Lisboa: 16 de Maio (sexta-feira), às 09H00
Regresso a Lisboa: 18 de Maio (domingo), às 19H00
Este passeio de fim de semana ao Baixo Alentejo para observação e fotografia de aves, engloba a visita a diversos locais dos concelhos de Castro Verde e de Mértola, o que permite combinar diferentes habitats de enorme beleza e riqueza avifaunística. A visita foi calendarizada para uma época em que os locais visitados são particularmente interessantes e as aves se encontram no período de nidificação, estando presentes numerosas espécies estivais, para além das residentes.
Parte da área visitada está integrada em duas Zonas de Proteção Especial, a ZPE de Castro Verde e a ZPE do Vale do Guadiana (que, por sua vez, inclui o Parque Natural do Vale do Guadiana). A área de Castro Verde é a mais importante zona de Portugal para a conservação de aves estepárias. Quanto ao Vale do Guadiana, trata-se de uma área protegida particularmente significativa a nível da conservação de aves rupícolas.
No seu conjunto, visitaremos diversos habitats, como são exemplos: terrenos abertos com searas ou pousios, açudes, montado de sobro e de azinho, matos e vales fluviais escarpados.
Teremos boas perspetivas de observar um grande número de espécies de aves, de que são exemplos: Pato-de-bico-vermelho, Cegonha-preta, Grifo, Abutre-preto, Águia-cobreira, Águia-imperial-ibérica, Águia-real, Águia-de-bonelli, Águia-caçadeira, Abetarda, Sisão, Alcaravão, Perdiz-do-mar, Tagaz, Cortiçol-de-barriga-preta, Cuco-rabilongo, Bufo-real, Andorinhão-pálido, Rolieiro, Abelharuco, Peto-real-ibérico, Francelho, Picanço-real-ibérico, Papa-figos, Calhandra-real, Toutinegra-de-bigodes, Toutinegra-do-mato, Solitário, Melro-azul, Chasco-ruivo, Petinha-dos-campos, Bico-grossudo e Cia.
Existem também boas possibilidades de observar algumas espécies de mamíferos, como por exemplo: Lebre, Lontra, Raposa, Javali, Veado, Gamo e Muflão. O Lince-ibérico foi observado no passeio de 2024.
Programa
16 de Maio – Viagem de Lisboa para Mértola. Visita à ZPE de Castro Verde. Alojamento no Hotel Quinta do Vau (https://quintadovau.pt/).
17 de Maio – Visita ao Parque Natural do Vale do Guadiana. Alojamento no Hotel Quinta do Vau.
18 de Maio – Visita ao Parque Natural do Vale do Guadiana e à ZPE de Castro Verde. Viagem de regresso a Lisboa.
Preço
240 € por pessoa (suplemento de 80 € para quarto individual).
30% do pagamento é efetuado na pré-inscrição e os restantes 70% até um mês antes da viagem.
O preço inclui: acompanhamento permanente de guia(s) da Birds & Nature, alojamento (com pequeno-almoço) por duas noites, lista de aves, utilização de material óptico de qualidade (binóculos e telescópios) e de guias de campo, custo de entrada em áreas protegidas e privadas, seguro de acidentes pessoais e IVA.
Não inclui: transporte, refeições e despesas de carácter pessoal.
Notas
Serão tomadas todas as precauções possíveis para não perturbar as aves e outros animais.
Nas actividades organizadas pela Birds & Nature tentamos proporcionar não só excelentes momentos de birdwatching, mas também oportunidades fotográficas únicas.
A viagem realiza-se com um mínimo de 6 participantes; o número máximo de inscrições aceites é de 12.