Viagem ao Pantanal (Brasil)

❮ Voltar

Data: 7 a 19 de Novembro de 2025
Partida de Lisboa – 7 de Novembro (sexta-feira), às 13H00
Regresso a Lisboa – 18 de Novembro (terça-feira), às 11H00. Chegada no dia 19 às 06H00 

A viagem de observação e fotografia de aves ao Pantanal é organizada pela Birds & Nature em parceria com a agência de viagens TopAtlântico e com uma empresa local especializada. O programa tem a duração de dez dias no Pantanal (para além dos dias de viagem), numa altura do ano particularmente interessante, o final da época seca, com as primeiras chuvas a transformarem a paisagem num verde intenso.

O Pantanal é uma das últimas grandes reservas naturais do planeta e um lugar de superlativos; a vida selvagem é extremamente variada e as suas planícies alagáveis (as maiores do mundo) atraem uma imensa quantidade de aves, mamíferos e jacarés, fazendo desta uma das regiões mais ricas da América do Sul em termos faunísticos.

Utilizaremos a rodovia Transpantaneira, que atravessa a parte norte do Pantanal, para explorar a região. Durante a viagem ficaremos hospedados em três pousadas diferentes, o que nos dará melhores oportunidades de observação e fotografia de aves e de vida selvagem. Percorreremos as mais diversas paisagens do Pantanal desde as zonas alagadas, passando pelos “banhados”, florestas e savanas.

De um modo geral, os nossos dias começarão cedo, a fim de aproveitar as horas em que os animais estão mais ativos; faremos uma pausa para descanso após o almoço e continuaremos as nossas excursões ao final da tarde, eventualmente estendendo-as até à noite.

No total, é expectável que sejam registadas na viagem cerca de 270 espécies de aves, das quais se destacam as seguintes: Jaó/Undulated Tinamou (Crypturellus undulatus), Seriema/Red-legged Seriema (Cariama cristata), Ema/Greater Rhea (Rhea americana), Mutum-de-penacho/Bare-faced Curassow (Crax fasciolata), Jacutinga-de-garganta-azul/Blue-throated Piping Guan (Pipile cumanensis), Jacú-de-barriga-castanha/Chestnut-bellied Guan (Penelope ochrogaster), Picaparra/Sungrebe (Heliornis fulica), Pavãozinho-do-pará/Sunbittern (Eurypyga helias), Garça-da-mata/Agami Heron (Agamia agami),  Maria-faceira/Whistling Heron (Syrigma sibilatrix), Arara-azul-grande/Hyacinth Macaw (Anodorhynchus hyacinthinus), Papagaio-verdadeiro/Turquoise-fronted Amazon (Amazona aestiva), Maracanã-de-colar/Golden-collared Macaw (Primolius auricollis), Periquito-de-encontro-amarelo/Yellow-chevroned Parakeet (Brotogeris chiriri), Tucanuçu/Toco Tucan (Ramphastos toco), Araçari-castanho/Chestnut-eared Aracari (Pteroglossus castanotis), Pica-pau-de-topete-vermelho/Crimson-crested Woodpecker (Campephilus melanoleucos), Pica-pau-louro/Pale-crested Woodpecker (Celeus lugubris), todas as espécies de guarda-rios da América do Sul, Surucuá-de-barriga-vermelha/Blue-crowned Trogon (Trogon curucui), Ariramba-de-cauda-ruiva/Rufous-tailed Jacamar (Galbula ruficauda), Arapaçú-beija-flor/Red-billed Scythebill (Campylorhamphus trochilirostris), Choró-boi/Great Antshrike (Taraba major), Soldadinho/Helmeted Manakin (Antilophia galeata), Uirapuru-laranja/Band-tailed Manakin (Pipra fasciicauda), Caneleiro-verde/Green-backed Becard (Pachyramphus viridis), Canário-do-mato/Flavescent Warbler (Myothlypis flaveola) e Cardeal-do-banhado/Scarlet-headed Blackbird (Amblyramphus holosericeus).

A seleção de mamíferos prováveis é também muito interessante, podendo atingir as 20 espécies, incluindo as seguintes: Macaco-prego-de-papo-amarelo/Azara’s Capuchin (Sapajus cay), Bugio-preto/Black Howeler (Alouatta caraya), Veado-catingueiro/Gray Brocket (Mazama gouazoubira), Cervo-do-pantanal/Marsh Deer (Blastocerus dichotomus), Cachorro-do-mato/Crab-eating Fox (Cerdocyon thous), Anta/South American Tapir (Tapirus terrestris), Tamanduá-bandeira/Giant Anteater (Myrmecophaga tridactyla), Onça-pintada/Jaguar (Panthera onca), Ariranha/Giant Otter (Pteronura brasiliensis), Capivara/Capybara (Hydrochoerus hydrochaeris), Paca/Lowland Paca (Cuniculus paca) e Cutia-de-azara/Azara´s Agouti (Dasyprocta azarae). Diversos animais dos grupos dos répteis, anfíbios, borboletas, etc., serão certamente registados durante a viagem.
 

Programa

7 de Novembro – Viagem de Lisboa para Cuiabá (com ligação em Campinas) às 13H00. Chegada a Cuiabá por volta das 01H00 locais (de dia 8 de Novembro). Transfer para o hotel. Alojamento no Hotel Amazon Aeroporto, em Cuiabá.

8 de Novembro – Iniciaremos a nossa viagem de cerca de duas horas por estrada asfaltada para a cidade de Poconé, onde começa a Transpantaneira, a estrada com o maior número de pontes em madeira no mundo. Percorrendo esta via, teremos o primeiro contacto com a biodiversidade do Pantanal, pois as poucas reservas de água ao longo da estrada atraem os mais diversos animais, fazendo da viagem um verdadeiro safari. O nosso destino será a Pousada Piuval, onde passaremos as próximas três noites. Nesta imensa propriedade foram já registadas 533 espécies de aves, o que conjugado com uma diversidade notável de mamíferos e de répteis, tornam este local um dos melhores destinos de observação de vida selvagem do Brasil. Jantar e dormida na Pousada Piuval.

9 e 10 de Novembro – Passaremos dois dias inteiros explorando os diversos habitats da fazenda Piuval, percorrendo com o nosso veículo de safari exclusivo os diversos trilhos, estradas e campos. A diversidade de aves é enorme e, entre as espécies que mais se destacam, estão, entre muitas outras, a Arara-azul-grande/Hyacinth Macaw (Anodorhynchus hyacinthinus), a Seriema/Red-legged Seriema (Cariama cristata), a Ema/Greater Rhea (Rhea americana), a Maria-faceira/Whistling Heron (Syrigma sibilatrix), o Surucuá-de-barriga-vermelha/Blue-crowned Trogon (Trogon curucui), o Ariramba-de-cauda-ruiva/Rufous-tailed Jacamar (Galbula ruficauda), o Tucanuçu/Toco Tucan (Ramphastos toco), o Araçari-castanho/Chestnut-eared Aracari (Pteroglossus castanotis) e o Choró-boi/Great Antshrike (Taraba major). Além das aves, diversas espécies de mamíferos podem ser avistadas e fotografadas por aqui, entre elas destacam-se o Veado-catingueiro/Gray Brocket (Mazama gouazoubira), o Cervo-do-pantanal/Marsh Deer (Blastocerus dichotomus), o Cachorro-do-mato/Crab-eating Fox (Cerdocyon thous), a Anta/South American Tapir (Tapirus terrestris), o Quati/Ring-tailed Coati (Nasua nasua) e até mesmo o Tamanduá-bandeira/Giant Anteater (Myrmecophaga tridactyla) e a Onça-pintada/Jaguar (Panthera onca). Almoços, jantares e dormida na Pousada Piuval.

11 de Novembro – Após o pequeno-almoço abandonaremos a Pousada Piuval e seguiremos viagem pela Transpantaneira com destino a Porto Jofre, nas margens do Rio Cuiabá (aproximadamente 135 km). Efetuaremos algumas paragens no caminho para observar aves e vida selvagem. A região alberga uma diversidade ornitológica notável (485 espécies já registadas) e, para além disso, tem a maior concentração de Onças-pintadas/Jaguars do mundo. Refeições e dormida na Pousada Recanto do Jaguar, que será a nossa base três noites.

12 e 13 de Novembro – A partir da pousada exploraremos a região, com os principais objetivos de observar aves e de procurar a Onça-pintada/Jaguar; este felídeo é aqui frequentemente avistado nas margens dos rios, para onde se desloca em busca de água e caça; teremos um dia inteiro dedicado aos passeios de barco para tentar ver este magnífico animal. Sairemos pela manhã bem cedo, retornando ao hotel para o almoço e saindo à tarde novamente. Além das Onças-pintadas/Jaguars, outros animais possíveis neste passeio incluem a Ariranha/Giant Otter, a Anta/South American Tapir, a Capivara/Capybara e o Jacaré-do-pantanal/Yacare Caiman (Caiman yacare), isto para além de uma grande diversidade de espécies de aves. Refeições e dormida na Pousada Recanto do Jaguar.

14 de Novembro – Após o pequeno-almoço deixaremos a pousada e iniciaremos uma longa viagem de volta na Transpantaneira (120 km) até ao Aymara Lodge, que será a nossa base para as próximas três noites. Efetuaremos algumas paragens no caminho. O Aymara Lodge fica situado numa reserva particular situada numa área de conservação e alberga uma diversidade ornitológica considerável (432 espécies já registadas na zona). Passaremos a tarde a tomar contacto com a propriedade e à noite teremos a opção de sair no nosso veículo de safari, para um passeio em busca de animais e aves noturnas. Refeições e dormida no Aymara Lodge.

15 e 16 de Novembro – Os nossos dias começarão cedo, a fim de aproveitar melhor o tempo e a movimentação da fauna. Exploraremos a propriedade e teremos muitas oportunidades de observação e fotografia de aves e de outros animais. Entre as muitas espécies de aves que poderão ser avistadas contam-se, por exemplo, a Saracura/Slaty-breasted Wood Rail (Aramides saracura), o Mutum-de-penacho/Bare-faced Curassow (Crax fasciolata), o Jacú-de-barriga-castanha/Chestnut-bellied Guan (Penelope ochrogaster), o Araçari-castanho/Chestnut-eared Aracari, (Pteroglossus castanotis), o Papagaio-verdadeiro/Turquoise-fronted Amazon (Amazona aestiva), o Maracanã-de-colar/Golden-collared Macaw (Primolius auricollis), o Periquito-de-encontro-amarelo/Yellow-chevroned Parakeet (Brotogeris chiriri), o Pica-pau-de-topete-vermelho/Crimson-crested Woodpecker (Campephilus melanoleucos), o Pica-pau-louro/Pale-crested Woodpecker (Celeus lugubris), o Arapaçú-do-campo/Great Rufous Woodcreeper (Xiphocolaptes major), o Arapaçú-beija-flor/Red-billed Scythebill (Campylorhamphus trochilirostris), o Canário-da-terra-verdadeiro/Saffron Finch (Sicalis flaveola), a Pipira-vermelha/Silver-beaked Tanager (Ramphocelus carbo). Mamíferos podem ser vistos aqui também, incluindo o Macaco-prego-de-papo-amarelo/Azara’s Capuchin (Sapajus cay), o Bugio-preto/Black Howeler (Alouatta caraya), a Paca/Lowland Paca (Cuniculus paca) e a Cutia-de-azara/Azara´s Agouti (Dasyprocta azarae). A mata de galeria próxima ao “corixo” que passa pela pousada é uma das mais conhecidas do Pantanal Norte entre os observadores de aves e fotógrafos. No “corixo” remaremos calmamente procurando espécies como a Garça-branca-grande/Great Egret (Ardea alba) da subespécie americana Egretta,  o Socozinho/Striated Heron (Butorides striata), a Garça-da-mata/Agami Heron (Agamia agami), o Picaparra/Sungrebe (Heliornis fulica), o Pavãozinho-do-pará/Sunbittern (Eurypyga helias), o Gavião-belo/Black-collared Hawk (Busarellus nigricollis), todas as espécies de guarda-rios da América do Sul, o Japacanim/Black-capped Donacobius (Donacobius atricapilla), o Cavalaria/Yellow-billed Cardinal (Paroaria capitata), assim também como Jacarés-do-pantanal/Yacare Caimans. Os trilhos da pousada oferecem excelentes oportunidades para a observação de um leque variado de espécies de aves, entre as quais, o Jaó/Undulated Tinamou (Crypturellus undulatus), a Jacutinga-de-garganta-azul/Blue-throated Piping Guan (Pipile cumanensis), o Rabo-branco-de-barriga-fulva/Buff-bellied Hermit (Phaethornis subochraceus), o Surucuá-de-barriga-vermelha/Blue-crowned Trogon (Trogon curucui), o Pica-pau-anão-escamado/White-wedged Piculet (Picumnus albosquamatus), a Choca-do-planalto/Planalto Slaty Antshrike (Thamnophilus pelzelni), o Chorozinho-do-bico-comprido/Large-billed Antwren (Herpsilochmus longirostris), o Chororó-do-pantanal/Mato Grosso Antbird (Cercomacra melanaria), o João-do-pantanal/White-lored Spinetail (Synallaxix albilora), o Estalador/Southern Antpipit (Corythopis delalandi), o Sebinho-rajado-amarelo/Stripe-necked Tody-tyrant (Hemitriccus striaticollis), o Sebinho-de-olho-de-ouro/Pearly-vented Tody-tyrant (Hemitriccus margaritaceiventer), o Bate-pára/White-eyed Attila (Attila bolivianus), a Tijerila/Tijerila (Xenopsaris albinucha), o Soldadinho/Helmeted Manakin (Antilophia galeata), o Uirapuru-laranja/Band-tailed Manakin (Pipra fasciicauda), o Caneleiro-verde/Green-backed Becard (Pachyramphus viridis), a Saíra-de-chapéu-preto/Hooded Tanager (Nemosia pileata), a Pipira-da-taoca/Grey-headed Tanager (Eucometis penicillata), o Canário-do-mato/Flavescent Warbler (Myothlypis flaveola), o Coleiro-do-brejo/Rusty-collared Seedeater (Sporophila collaris), o João-pinto/Orange-backed Troupial (Icterus croconotus) e o Cardeal-do-banhado/Scarlet-headed Blackbird (Amblyramphus holosericeus), apenas para citar alguns. Refeições e dormida no Aymara Lodge.

17 de Novembro – Durante a manhã, exploraremos as imediações do lodge, procurando espécies não registadas anteriormente. Almoço no lodge e partida para Cuiabá (cerca de duas horas e meia), parando sempre que se justifique para observar e fotografar vida selvagem. Dormida no já nosso conhecido Hotel Amazon Aeroporto, em Cuiabá.

18 de Novembro – Após o pequeno-almoço, transfer para o Aeroporto de Cuiabá, para o nosso voo de regresso a Lisboa. Viagem de Cuiabá para Lisboa (com ligação em Campinas) às 11H00.

19 de Novembro – Chegada a Lisboa às 06H00.
 

Preço

5.980 € por pessoa (suplemento de 750 € para quarto individual).
40% do pagamento é efetuado na pré-inscrição e os restantes 60% até dois meses antes da viagem.
O preço inclui: acompanhamento permanente de guia da Birds & Nature, guia especializado em aves e natureza no Pantanal, passagens aéreas em classe económica de Lisboa para Cuiabá e de Cuiabá para Lisboa, transporte ao longo de toda a estadia, passeios de barco descritos no programa, alojamento ao longo de toda a viagem, refeições (exceto jantar no dia 17 de Novembro), água engarrafada ao longo de toda a viagem, lista de aves, custo de entrada em áreas protegidas e privadas e IVA.
Não inclui: taxas de aeroporto (valor que deverá rondar os 600 €), jantar no dia 17 de Novembro, bebidas nas refeições, seguro de viagem e despesas de carácter pessoal.


Alojamento

Hotel Amazon Aeroporto. Site do Hotel: https://www.hoteisamazon.com.br/hoteisamazon/amazon-aeroporto
Pousada Piuval. Site do Hotel: https://pousadapiuval.com.br/
Pousada Recanto do Jaguar. Site do Hotel: https://www.facebook.com/pousadamatogrossense/?locale=pt_BR
Aymara Lodge. Site do Hotel: https://www.aymaralodge.com.br/


Notas 

Serão tomadas todas as precauções possíveis para não perturbar as aves e outros animais.
Nas atividades organizadas pela Birds & Nature tentamos proporcionar não só excelentes momentos de birdwatching, mas também oportunidades fotográficas únicas.
A viagem realiza-se com um mínimo de 6 participantes; o número máximo de inscrições aceites é de 12. 

Mais detalhes

Recomendado por

Reviews Birds Nature Tours Trip advisor
Reviews Birds Nature Tours Trip advisor
Clean & Safe - Turismo de Portugal
Clean & Safe - Turismo de Portugal
Safe travels

Subscrever Newsletter



Fotos de Pedro Marques