Viagem aos Montes Cantábricos, Espanha (Programa Aves & Ursos & Lobos)

❮ Voltar

Data: 11 a 17 de Setembro de 2026
Partida de Lisboa: 11 de Setembro (sexta-feira), às 09H00
Regresso a Lisboa: 17 de Setembro (quinta-feira), às 09H00. Chegada prevista às 23H00 

A viagem de observação e fotografia de aves, ursos e lobos aos Montes Cantábricos, em Espanha, é organizada pela Birds & Nature em parceria com uma empresa local especializada. Trata-se de um programa de sete dias que se centra na visita a duas regiões desta cordilheira, explorando locais de enorme beleza e que constituem espaços naturais dos mais bem conservados em toda a Península Ibérica. A calendarização da viagem para o final do verão tem como objectivo maximizar as possibilidades de observar e fotografar diversas espécies de aves de montanha que não ocorrem ou são raras e localizadas em Portugal, ao mesmo tempo que constitui uma das melhores alturas do ano para observar ursos, lobos e outros mamíferos, como por exemplo o Gato-bravo. 

Os Montes Cantábricos (ou Cordilheira Cantábrica) são constituídos por um complexo de montanhas que se sucedem ao longo de cerca de 480 km paralelamente ao Mar Cantábrico e que incluem a região conhecida como Picos da Europa, onde alcançam uma altitude de 2650 m. Nesta cordilheira podemos encontrar um mosaico diverso de habitats, entre os quais de alta montanha ou alpinos, florestais (com predominância de florestas de faias e de carvalhos, mas também com árvores como as bétulas e os teixos), ripários, de matos diversos (incluindo de azevinho), estepes e turfeiras. 

Na primeira parte do programa da viagem concentraremos os nossos esforços na observação do Urso-pardo-cantábrico. Nesta altura do ano, a população deste plantígrado na zona ocidental da cordilheira (comarcas de Alto Sil - León, Somiedo, Cangas de Narcea e Degaña, no Principado das Asturias), sai da densidade dos bosques para alimentar-se de mirtilos, amoras e avelãs, o que possibilita a sua observação, especialmente durante as primeiras e últimas horas do dia.   
Na segunda parte do programa, focalizaremos a nossa atenção na observação do Lobo-ibérico, visitando diversos locais da zona oriental da cordilheira, no Parque Regional de los Picos de Europa, onde existem populações estáveis deste mamífero. Nesta altura do ano os lobos encontram-se particularmente activos alimentando os juvenis, o que aumenta significativamente as probabilidades do seu avistamento, nomeadamente ao amanhecer e ao entardecer.
Para a observação e a fotografia dos mamíferos acima mencionados, realizaremos esperas em locais estratégicos, o que também proporciona excelentes possibilidades de avistar outros mamíferos, bem como diversas espécies de aves. A procura de rastos e de sinais de presença de ursos e de lobos irá permitir também encontrar diversas espécies de aves florestais, de que são exemplos o Pica-pau-médio, o Pica-pau-preto, o Chapim-palustre, a Estrelinha-de-poupa, a Trepadeira-do-norte e o Dom-fafe. Complementarmente, serão visitados locais específicos com o objectivo de observar outras espécies; neste âmbito, é de destacar a visita, a partir de Riaño, de territórios estivais de aves alpinas, no maciço central dos Picos da Europa, onde procuraremos espécies como a Gralha-de-bico-amarelo, o Trepa-fragas, o Pardal-alpino e a Ferreirinha-serrana.
De realçar que nesta altura do ano é expectável que assistamos à migração activa de diversas espécies, nomeadamente dos grupos das rapinas, das limícolas e dos passeriformes. 

Nesta viagem teremos excelentes possibilidades de observar um grande número de espécies de aves; para além das acima mencionadas, destacam-se as seguintes: Charrela, Cegonha-preta, Quebra-ossos, Britango, Grifo, Abutre-preto, Águia-real, Águia-de-bonelli, Açor, Búteo-vespeiro, Tartaranhão-cinzento, Milhafre-real, Abetarda, Torcicolo, Picanço-de-dorso-ruivo, Gralha-de-bico-vermelho, Melro-de-colar, Rabirruivo-de-testa-branca, Melro-das-rochas, Melro-azul, Melro-de-água, Petinha-das-árvores, Petinha-ribeirinha, Cruza-bico, Milheirinha-serrana, Lugre e Escrevedeira-amarela.   

Relativamente a mamíferos e para além do Urso-pardo-cantábrico e do Lobo-ibérico, é de salientar a possibilidade de observar as seguintes espécies: Raposa, Gato-bravo, Javali, Camurça-cantábrica, Veado, Corço e Cabra-montês.


Programa

11 de Setembro – Viagem de Lisboa para Pola de Somiedo (Asturias). Almoço num restaurante na zona de Salamanca. Visita à Reserva Natural de Lagunas de Villafáfila. Chegada a Pola de Somiedo pelas 20H30. Check-in e jantar no hotel. Breve apresentação sobre a ecologia e a observação do Urso-pardo-cantábrico, bem como explicação da estratégia para os dias seguintes. Alojamento no Hotel Casa Miño, em Pola de Somiedo (https://www.hotelcasamino.com/es). 

12 de Setembro – Duas saídas (uma de manhã, outra de tarde), para observação do Urso-pardo-cantábrico (locais exactos em função de avistamentos e da frutificação de árvores e arbustos específicos). Observação de aves na zona. Almoço no hotel. Jantar e alojamento no Hotel Casa Miño. 

13 de Setembro – Saída de manhã para observação do Urso-pardo-cantábrico. Observação de aves na zona. Viagem para Riaño (León), no Parque Regional dos Picos da Europa, na zona oriental da Cordilheira Cantábrica (cerca de 2h30m). Check-in e almoço no hotel. Breve apresentação sobre a ecologia e a observação do Lobo-ibérico, bem como explicação da estratégia para os dias seguintes. Saída de tarde para observação do Lobo-ibérico. Jantar e alojamento no Hotel Tierra de la Reina, em Boca de Huérgano (https://hoteltierradelareina.com/). 

14 de Setembro – Duas saídas (uma de manhã, outra de tarde) para observação do Lobo-ibérico. Almoço no hotel. Ao terminar a primeira espera e na saída da tarde, visitaremos diversos locais para observação de aves de montanha e de Gato-bravo. Jantar e alojamento no Hotel Tierra de la Reina. 

15 de Setembro – Visita a Fuente De, para observação de aves alpinas e de Camurça-cantábrica. Viagem para Cangas de Onís, com almoço num restaurante em Potes ou em Ojedo. Visita ao Centro de Visitantes do Quebra-ossos. Jantar e alojamento no Hotel Los Lagos Nature, em Cangas de Onís (https://www.loslagosnature.com/). 

16 de Setembro – Visita aos Lagos de Covadonga, para observação de Quebra-ossos e de outras aves. Almoço num restaurante da zona. Jantar e alojamento no Hotel Los Lagos Nature. 

17 de Setembro – Viagem de regresso a Lisboa. Almoço num restaurante em Miranda do Douro. Visita ao Parque Natural do Douro Internacional. Chegada a Lisboa pelas 23H00.


Preço

2.390 € por pessoa (suplemento de 240 € para quarto individual).
40% do pagamento é efetuado na pré-inscrição e os restantes 60% até dois meses antes da viagem.
O preço inclui: acompanhamento permanente de guia(s) da Birds & Nature, guias locais especializados em aves, ursos e lobos nos Montes Cantábricos, transporte ao longo de toda a viagem, alojamento (com pequeno-almoço) por seis noites, almoços e jantares em restaurantes ou em hotéis (com exceção do almoço no primeiro dia e do almoço e jantar no último dia), utilização de material ótico de qualidade (binóculos e telescópios) e de guias de campo, seguro de acidentes pessoais e IVA.
Não inclui: almoço do primeiro dia, almoço e jantar do último dia e despesas de carácter pessoal.


Notas

Para participar nesta viagem, não é necessária uma condição física especial; no entanto, a actividade diária inclui percursos pedestres de distância e dificuldade variável; em termos gerais, os pontos de observação são alcançados após caminhadas de cerca de 1 km (30 minutos), incluindo algumas subidas (utilizam-se sempre percursos marcados ou pistas para veículos todo-o-terreno).
Não obstante existirem excelentes possibilidades de observar quer o Urso-pardo-cantábrico, quer o Lobo-ibérico, não podemos garantir que tal suceda.   
Serão tomadas todas as precauções possíveis para não perturbar as aves e outros animais.
Nas actividades organizadas pela Birds & Nature tentamos proporcionar não só excelentes momentos de birdwatching, mas também oportunidades fotográficas únicas.
A viagem realiza-se com um mínimo de 6 participantes; o número máximo de inscrições aceites é de 14.

Mais detalhes

Recomendado por

Reviews Birds Nature Tours Trip advisor
Reviews Birds Nature Tours Trip advisor
Clean & Safe - Turismo de Portugal
Safe travels

Subscrever Newsletter



Fotos de Pedro Marques