Viagem à Bulgária

❮ Voltar

Data: 11 a 20 de Maio de 2026
Partida de Lisboa: 11 de Maio (segunda-feira), às 23H00
Regresso a Lisboa: 20 de Maio (quarta-feira), às 19H40. Chegada às 22H15 


A viagem de observação e fotografia de aves à Bulgária é organizada pela Birds & Nature em parceria com a agência de viagens TopAtlântico e com uma empresa local especializada. O programa tem a duração de nove dias e decorre no pico da Primavera, uma altura do ano especialmente propícia para registar as espécies residentes e migradoras estivais ou de passagem.

Visitaremos algumas das melhores áreas para a observação de aves na Bulgária, explorando terrenos tão diversos como as estepes, as salinas, os caniçais, os lagos, as lagoas costeiras e os rios da costa do Mar Negro e as pastagens, os matos, os bosques de caducifólias, os bosques de coníferas e as escarpas das serranias dos Rhodopes Orientais. 

A Bulgária, situada na região dos Balcãs, possui uma incrível diversidade ornitológica. A comprovar isso está a lista de 426 espécies já registadas no país, algumas das quais apenas podem ser encontradas nesta região sudeste da Europa. O foco da viagem está centrado na procura das especialidades balcânicas, de que são exemplos o Picanço-da-núbia/Masked Shrike (Lanius nubicus) ou a Escrevedeira-de-cabeça-preta/Black-headed Bunting (Emberiza melanocephala); no entanto, iremos também encontrar muitas das outras espécies que compõem a avifauna do país, sendo estimado que registemos durante a viagem cerca de 180, das quais se destacam as seguintes: Perdiz-chucar/Chuckar (Alectoris chukar), Corvo-marinho-pequeno/Pygmy Cormorant (Microcarbo pygmaeus), Pelicano-crespo/Dalmatian Pelican (Pelecanus crispus), Pelicano-branco/Great White Pelican (Pelecanus onocrotalus), Pardela-do-mediterrâneo/Yelkouan Shearwater (Puffinus yelkouan), Pigargo-europeu/White-tailed Eagle (Haliaeetus albicilla), Águia-imperial-oriental/Eastern Imperial Eagle (Aquila heliaca), Águia-malhada-pequena/Lesser Spotted Eagle (Clanga pomarina), Bútio-mourisco/Long-legged Buzzard (Buteo rufinus), Gavião-do-levante/Levant Sparrowhawk (Tachyspiza brevipes), Falcão-vespertino/Red-footed Falcon (Falco vespertinus), Pilrito-de-bico-grosso/Broad-billed Sandpiper (Calidris falcinellus), Perna-verde-fino/Marsh Sandpiper (Tringa stagnatilis), Gaivina-de-asa-branca/White-winged Tern (Chlidonias leucopterus), Pica-pau-preto/Black Woodpecker (Dryocopus martius), Pica-pau-dos-balcãs/Syrian Woodpecker (Dendrocopos syriacus), Quebra-nozes/Northern Nutcracker (Nucifraga caryocatactes), Chasco-isabel/Isabelline Wheatear (Oenanthe isabellina), Chasco-malhado/Pied Wheatear (Oenanthe pleschanka), Papa-moscas-de-meio-colar/Semi-collared Flycatcher (Ficedula semitorquata), Picanço-pequeno/Lesser Grey Shrike (Lanius minor), Toutinegra-real-oriental/Eastern Orphean Warbler (Curruca crassirostris), Toutinegra-gavião/Barred Warbler (Curruca nisoria), Toutinegra-de-bigodes-oriental/Eastern Subalpine Warbler (Curruca cantillans), Felosa-amarela/Icterine Warbler (Hippolais icterina), Felosa-das-oliveiras/Olive-tree Warbler (Hippolais olivetorum), Felosa-pálida-oriental/Eastern Olivaceous Warbler (Iduna pallida), Felosa-agrícola/Paddyfield Warbler (Acrocephalus agricola) e Chapim-sombrio/Sombre Tit (Poecile lugubris).

Relativamente a mamíferos, temos muito boas possibilidades de observar o Esquilo-terrestre-europeu/European Souslik (Spermophilus citellus), a Lebre-europeia/Brown Hare (Lepus europaeus) e o Gamo/Fallow Deer (Dama dama); espécies como o Chacal-dourado/Golden Jackal (Canis aureus), o Esquilo-vermelho/Red Squirrel (Sciurus vulgaris), a Lontra/Eurasian Otter (Lutra lutra) e o Corço/Roe Deer (Capreolus capreolus), são também prováveis; possíveis mas mais difíceis são o Gato-bravo/European Wild Cat (Felis silvestris), a Fuinha/Stone Marten (Martes foina) e a Doninha/Weasel (Mustela nivalis).

Paisagens magníficas e rica biodiversidade são os ingredientes que fazem desta uma viagem a não perder. Trata-se de uma excelente oportunidade para uma introdução à avifauna do leste da Europa. Teremos também a oportunidade de visitar uma igreja medieval ortodoxa, património da humanidade, famosa pelos seus frescos. 


Programa

11 de Maio – Partida de Lisboa às 23H00, rumo a Sofia.

12 de Maio – Chegada a Sofia pelas 05H00. Alojamento no Hotel Jasmin, em Sofia. Após algum descanso, almoçaremos no hotel. De seguida, o nosso programa inclui duas visitas: a primeira, à Igreja Medieval Ortodoxa de Boyana, incluída na lista de locais património da humanidade da UNESCO, pelos seus magníficos frescos; depois, o Parque Nacional da Montanha Vitosha, que foi o primeiro a ser declarado na região dos Balcãs. Subiremos até ao cume onde procuraremos, entre outras, espécies como o Quebra-nozes/Northern Nutcracker (Nucifraga caryocatactes), o Cruza-bico/Red Crossbill (Loxia curvirostra) e a Estrelinha-real/Common Firecrest (Regulus ignicapilla). Jantar e dormida no Hotel Jasmin.

13 de Maio – Após o pequeno-almoço, seguiremos para o aeroporto, para um curto voo de cerca de uma hora, até Varna, no Mar Negro. A partir daí viajaremos para a vila de Krapetz, onde ficaremos alojados. Visitaremos a costa, procurando aves dos grupos das gaivotas e das andorinhas-do-mar/gaivinas, bem como a Pardela-do-mediterrâneo/Yelkouan Shearwater (Puffinus yelkouan). Teremos também as primeiras oportunidades de detectar espécies como o Pica-pau-dos-balcãs/Syrian Woodpecker (Dendrocopos syriacus), o Torcicolo/Eurasian Wryneck (Jynx torquilla), o Papa-figos/Eurasian Golden Oriole (Oriolus oriolus), ou a Felosa-amarela/Icterine Warbler (Hippolais icterina), entre outras. Almoço num restaurante local. Jantar e dormida no Hotel Yanitza, em Krapetz.

14 de Maio – Hoje centraremos os nossos esforços nas estepes perto do Cabo Kaliakra e nas lagoas costeiras de Shabla e Durankulak. Nas imediações do cabo procuraremos o Chasco-malhado/Pied Wheatear (Oenanthe pleschanka) e nos caniçais em redor das lagoas a Felosa-agrícola/Paddyfield Warbler (Acrocephalus agricola). Ambas as espécies têm uma distribuição restrita ao canto mais oriental da Europa e a costa setentrional do Mar Negro da Bulgária é o ponto mais ocidental onde podem ser vistas no continente. Para além destas duas “especialidades balcânicas”, poderemos também observar espécies como o Falcão-vespertino/Red-footed Falcon (Falco vespertinus), a Galheta/European Shag (Gulosus aristotelis), o Alcaravão/Stone Curlew (Burhinus oedicnemus), a Calhandra-real/Calandra Lark (Melanocorypha calandra), ou a Petinha-dos-campos/Tawny Pipit (Anthus campestris). Almoço, jantar e dormida no Hotel Yanitza.

15 de Maio – No início da manhã viajaremos para sul, para a zona de Burgas, também no Mar Negro. Faremos algumas paragens pelo caminho, explorando a galeria ripícola do Rio Batova para tentar encontrar o Papa-moscas-de-meio-colar/Semi-collared Flycatcher (Ficedula semitorquata) e as escarpas brancas de Balchik, para procurar o Bufo-real/Eagle Owl (Bubo bubo) que aí repousa com frequência. Almoço num restaurante local. Antes de chegarmos ao hotel visitaremos o Lago Pomorie, em busca de uma grande diversidade de limícolas, com destaque para o Pilrito-de-bico-grosso/Broad-billed Sandpiper (Calidris falcinellus) e o Perna-verde-fino/Marsh Sanpiper (Tringa stagnatilis). Jantar e dormida no Hotel Kalithea, em Sozopol.

16 de Maio – Passaremos o dia a explorar as zonas húmidas da região de Burgas. A diversidade de habitats é bastante grande e inclui salinas, caniçais, lagos, lagoas costeiras e rios; não admira, pois, que as oportunidades de observação de aves sejam excelentes. O nível da água, as condições meteorológicas, a actividade das aves, entre outros factores, condicionarão a ordem pela qual visitaremos os locais mais favoráveis. Entre as espécies emblemáticas que poderemos encontrar contam-se o Corvo-marinho-pequeno/Pygmy Cormorant (Microcarbo pygmaeus), o Pelicano-crespo/Dalmatian Pelican (Pelecanus crispus), ou o Pelicano-branco/Great White Pelican (Pelecanus onocrotalus), isto para além de muitas outras espécies de garças, limícolas, gaivotas e  andorinhas-do-mar/gaivinas. Almoço num restaurante local. Jantar e dormida no Hotel Kalithea.

17 de Maio – Segundo dia visitando as zonas húmidas de Burgas. Outras espécies possíveis neste dia incluem a Pêrra/Ferruginous Duck (Aythya nyroca), o Garçote/Little Bittern (Botaurus minutus), o Pigargo-europeu/White-tailed Eagle (Haliaeetus albicilla), o Bútio-mourisco/Long-legged Buzzard (Buteo rufinus), o Gavião-do-levante/Levant Sparrowhawk (Tachyspiza brevipes), a Gaivina-dos-pauis/Whiskered Tern (Chlidonias hybrida) e a Gaivina-de-asa-branca/White-winged Tern (Chlidonias leucopterus). Almoço num restaurante local. Jantar e dormida no Hotel Kalithea.

18 de Maio – Viagem para a parte oriental das Montanhas Rhodopes. Esta é uma área de origem vulcânica com grandes fragas e escarpas que se estendem a perder de vista. Não existem extensas manchas florestais, mas apenas pequenas e dispersas matas de folhosas e resinosas. Os matos e a vegetação rasteira dominam a paisagem. A estrada serpenteia através das montanhas seguindo ao longo de rios de corrente rápida e atravessando bonitos vales florestais. Trata-se de uma área de elevada biodiversidade e é considerada como uma das melhores da Europa para observar grandes aves de rapina. Entre as espécies que poderemos encontrar contam-se o Britango/Egyptian Vulture (Neophron percnopterus), o Grifo/Griffon Vulture (Gyps fulvus), o Abutre-preto (Aegypius monachus), a Águia-real (Aquila chysaetos), a Águia-malhada-pequena/Lesser Spotted Eagle (Clanga pomarina), a Águia-calçada/Booted Eagle (Hieraaetus pennatus) e a Águia-cobreira/Short-toed Snake Eagle (Circaetus gallicus). Exploraremos também a região de Sakar que alberga a maior população de Águia-imperial-oriental/Eastern Imperial Eagle (Aquila heliaca) da Bulgária. Visitaremos também uma colónia de Francelhos/Lesser Kestrel (Falco naumanni) existente na área. Enquanto esperamos pela Águia-imperial-oriental/Eastern Imperial Eagle, teremos oportunidade de observar diversas outras espécies de aves, como por exemplo o Chasco-isabel/Isabelline Wheatear (Oenanthe isabellina). O Esquilo-terrestre-europeu/European Souslik (Spermophilus citellus), um roedor colonial diurno que constitui a base da alimentação da Águia-imperial-oriental/Eastern Imperial Eagle na região, deverá ser fácil de ver. Almoço num restaurante local. Jantar e dormida no Hotel Valchicata, em Madzharovo.

19 de Maio – Da parte da manhã visitaremos o magnífico vale do Rio Krumovitza e durante a tarde a Albufeira de Studen Kladentz. Os terrenos secos e pedregosos de origem vulcânica com matagais de influência mediterrânica fornecem excelentes oportunidades para observar algumas das espécies mais emblemáticas dos Balcãs, como a Perdiz-chucar/Chuckar (Alectoris chukar), o Picanço-da-núbia/Masked Shrike (Lanius nubicus), o Picanço-pequeno/Lesser Grey Shrike (Lanius minor), a Toutinegra-real-oriental/Eastern Orphean Warbler (Curruca crassirostris), a Toutinegra-gavião/Barred Warbler (Curruca nisoria), a Toutinegra-de-bigodes-oriental/Eastern Subalpine Warbler (Curruca cantillans), a Felosa-das-oliveiras/Olive-tree Warbler (Hippolais olivetorum), o Chapim-sombrio/Sombre Tit (Poecile lugubris), a Sombria/Ortolan Bunting (Emberiza hortulana), ou a Escrevedeira-de-cabeça-preta/Black-headed Bunting (Emberiza melanocephala). Almoço do tipo picnic. Jantar e dormida no Hotel Valchicata.

20 de Maio – Após o pequeno-almoço, iniciaremos a nossa viagem de regresso a Sofia. Durante a viagem visitaremos as Montanhas de Besaparski, onde teremos oportunidade de procurar espécies ainda não observadas e que representa um excelente local para encontrar a Felosa-pálida-oriental/Eastern Olivaceous Warbler (Iduna pallida). Almoço no restaurante do Centro de Visitantes da Sociedade Búlgara para a Proteção das Aves. Continuação da viagem para Sofia e transfer para o aeroporto, para viagem de regresso a Lisboa às 19H40. Chegaremos a Lisboa pelas 22H15. 


Preço

3.180 € por pessoa (suplemento de 190 € para quarto individual).
40% do pagamento é efetuado na pré-inscrição e os restantes 60% até dois meses antes da viagem.
O preço inclui: acompanhamento permanente de guia da Birds & Nature, guia especializado em aves e natureza na Bulgária, passagens aéreas em classe económica de Lisboa para Sofia e de Sofia para Lisboa, transporte ao longo de toda a estadia, alojamento ao longo de toda a viagem, refeições, água engarrafada ao longo de toda a viagem, lista de aves, custo de entrada em áreas protegidas e privadas e IVA.
Não inclui: taxas de aeroporto (valor que deverá rondar os 200 €), bebidas nas refeições, seguro de viagem e despesas de carácter pessoal.


Alojamento

Hotel Jasmin. Site do Hotel: https://jasminhotel.com/en/
Hotel Yanitza. Site do Hotel: https://yanitza-hotels.com/en/
Hotel Kalithea. Site do Hotel: https://hotelkalithea.com/
Hotel Valchicata. Site do Hotel: https://valchicata.com/


Notas 

Serão tomadas todas as precauções possíveis para não perturbar as aves e outros animais.
Nas atividades organizadas pela Birds & Nature tentamos proporcionar não só excelentes momentos de birdwatching, mas também oportunidades fotográficas únicas.
A viagem realiza-se com um mínimo de 6 participantes; o número máximo de inscrições aceites é de 12.  

Mais detalhes

Recomendado por

Reviews Birds Nature Tours Trip advisor
Reviews Birds Nature Tours Trip advisor
Clean & Safe - Turismo de Portugal
Safe travels

Subscrever Newsletter



Fotos de Pedro Marques