Data: 4 a 17 de Dezembro de 2024
Partida de Lisboa: 4 de Dezembro (quarta-feira), às 20H45
Regresso a Lisboa: 17 de Dezembro (terça-feira), às 02H00. Chegada às 06H00
A viagem de observação e fotografia de aves ao Senegal e à Gâmbia é organizada pela Birds & Nature em parceria com a agência de viagens TopAtlântico e com uma empresa local especializada. O programa tem a duração de doze dias e inclui a visita a alguns dos locais mais emblemáticos para observação de aves destes dois países, numa altura do ano especialmente propícia: o início da estação seca (menos húmida e mais fresca); por outro lado, esta época do ano permite observar, para além de numerosas espécies residentes, espécies em migração e espécies invernantes provenientes do Paleártico.
Situados na costa ocidental de África, o Senegal e a Gâmbia albergam uma notável diversidade de aves que, no total, se cifra em cerca de 730 espécies e oferecem porventura a mais acessível e a melhor oportunidade de iniciação à avifauna desta vasta região do continente. O programa inclui visitas a diversos locais que fazem destes dois países um dos mais espetaculares destinos da África Ocidental, não apenas do ponto de vista de observação e fotografia de aves e de natureza no geral, mas também a nível de outros aspetos como, por exemplo, paisagem e diversidade de culturas. Visitaremos vários tipos de habitats, de que são exemplos: costas rochosas, praias, estuários, mangais, lagoas costeiras, rios, arrozais, savanas, florestas tropicais secas e florestas tropicais húmidas; de salientar também a passagem por regiões semi-áridas da região conhecida como Sahel, no Senegal.
Começaremos a nossa viagem no Senegal. Neste país visitaremos diversos locais favoráveis à observação de aves incluindo o famoso Parque Nacional de Niokolo-Koba que, para além do mais, é um dos poucos santuários de vida selvagem com mamíferos de grande porte existentes na África Ocidental. Depois, seguiremos para a Gâmbia onde, entre outros locais, exploraremos a floresta de Brufut e a Reserva Ornitológica de Tanji, dois dos melhores sítios para a observação de aves deste pequeno país. Regressaremos ainda ao Senegal para visitar locais como o Parque Nacional do Delta do Saloum e continuar a procurar espécies que eventualmente tenham escapado.
No total, é expectável que sejam registadas na viagem mais de 250 espécies de aves, das quais se destacam as seguintes: Ganso-africano-anão/African Pygmy Goose (Nettapus auritus), Garça-tigre-africana/White-crested Tiger Heron (Tigriornis leucolopha), Garça-gigante/Goliath Heron (Ardea goliath), Garça-noturna-de-costas-brancas/White-backed Night Heron (Gorsachius leuconotus),Jabiru-africano/Saddle-billed Stork (Ephippiorhynchus senegalensis), Ave-martelo/Hamerkop (Scopus umbretta), Toirão-d’asa-branca/Quail Plover (Ortyxelos meiffrenii), Ave-do-crocodilo/Egyptian Plover (Pluvianus aegyptius), Picaparra-africano/African Finfoot (Podica senegalensis), Calau-terrícola-setentrional/Abyssinian Ground Hornbill (Bucorvus abyssinicus), Águia-marcial/Martial Eagle (Polemaetus bellicosus), Águia-pintada/Bateleur Eagle (Terathopius ecaudatus), Peneireiro-cinzento-tesoura/Swalow-tailed Kite (Chelictinia riocourii), Cortiçol-de-quatro-bandas/Four-banded Sandgrouse(Pterocles quadricinctus), Turaco-da-guiné/Green Turaco (Tauraco persa), Bufo-de-verreaux/Verreaux’s Eagle Owl (Bubo lacteus), Noitibó-porta-estandarte/Standard-winged Nightjar (Caprimulgus longipennis), Noitibó-rabilongo/Long-tailed Nightjar (Caprimulgus climacurus), Pica-pau-de-dorso-castanho/Brown-backed Woodpecker (Dendropicus obsoletus), Guarda-rios-gigante/Giant Kingfisher (Megaceryle maxima), Guarda-rios-brilhante/Shining-blue Kingfisher (Alcedo quadribrachys), Abelharuco-carmim-setentrional/Northern Carmine Bee-eater (Merops nubicus) e Chapim-de-ombros-brancos/White-shouldered Black Tit (Parus leucomelas).
A selecção de mamíferos prováveis é também interessante, incluindo as seguintes espécies: Senegal Bushbaby, Red Patas Monkey, Green Vervet Monkey, Guinea Baboon, Western Red Colobus Monkey, Striped Ground Squirrel, Gambian Sun Squirrel, Straw-coloured Fruit Bat, Gambian Epauletted Fruit Bat, Marsh Mangoose, White-tailed Mangoose, Spotted Hyena, African Clawless Otter, Common Warthog, Hippopotamus, Bushbuck e Common Duiker.
Outros animais possíveis de observar e fotografar: Nile Monitor e Nile Crocodile.
Programa
4 de Dezembro – Viagem de Lisboa para Dakar, às 20H45.
5 de Dezembro – Chegada a Dakar por volta da 01H00. Transfer para o hotel (trajecto de cerca de 25 minutos). Alojamento no Hotel La Villa Serere, em Popenguine.
6 de Dezembro – Após o pequeno-almoço, partiremos para explorar o Parque Nacional de Popenguine e para um primeiro contacto com a avifauna da África Ocidental. Situada junto à costa, esta área protegida alberga uma considerável diversidade ornitológica. Estão registadas no local cerca de 230 espécies de aves e, entre muitas outras, poderemos observar “especialidades” africanas tais como o Batis-do-senegal/Senegal Batis (Batis senegalensis), o Maracachão-d’asas-verdes/Green-winged Pytilia (Pytilia melba), o Calau-de-bico-vermelho-setentrional/Northern Red-billed Hornbill (Tockus erythrorhynchus), a Andorinha-das-rochas-africana/Rock Martin (Ptyonoprogne fuligula), ou o Mocho-anão-perlado/Pearl-spotted Owlet (Glaucidium perlatum); isto para além de espécies mais habituais nas nossas latitudes como a Águia-cobreira/Short-toed Snake Eagle (Circaetus gallicus), a Águia-pesqueira/Osprey (Pandion haliaetus) ou o Melro-azul/Blue Rock Thrush (Monticola solitarius). Após cerca de duas horas de observação partiremos em direcção a Kaolack efectuando paragens pelo caminho sempre que se justificar. O almoço será servido no Hotel Le Relais de Kaolack onde iremos pernoitar. Após a refeição iremos explorar a zona de Kousmar onde existem dormitórios impressionantes de Peneireiros-cinzento-tesoura/Swalow-tailed Kites (Chelictinia riocourii) e de Francelhos/Lesser Kestrel (Falco naumanni). Ficaremos até ao fim do dia para testemunhar esse espetáculo e, para além disso, iremos certamente encontrar várias das muitas espécies reportadas para o local como é, por exemplo, o caso da Abetarda-de-savile/Savile’s Bustard (Lophotis savilei). Jantar e dormida no Hotel Le Relais de Kaolack, em Kaolack.
7 de Dezembro – Sairemos bem cedo pela manhã para fazer os cerca de 300 km que nos separam do nosso destino, o Wassadou Camp situado às portas do famoso Parque Nacional do Niokolo-Koba. Tomaremos o pequeno-almoço no campo e pelo caminho teremos oportunidade de observar, entre muitas outras, espécies como o Estorninho-de-barriga-castanha/Chestnut-bellied Starling (Lamprotornis pulcher), o Pica-bois-de-bico-amarelo/Yellow-billed Oxpecker (Buphagus africanus), o Pardal-dourado/Sudan Golden Sparrow (Passer luteus), ou a Viuvinha-do-sahel/Sahel Paradise Whydah (Vidua orientalis). Almoçaremos no Hotel Le Relais de Tamba e depois prosseguiremos viagem para o Wassadou Camp, onde iremos pernoitar as próximas duas noites. Após a chegada, faremos um passeio de barco pelo rio em busca de espécies como o Abelharuco-carmim-setentrional/Northern Carmine Bee-eater (Merops nubicus), a Ave-do-crocodilo/Egyptian Plover (Pluvianus aegyptius) ou o Picaparra-africano/African Finfoot (Podica senegalensis). O rio é também frequentado por Hipopótamos (Hippopotamus amphibius) e haverá certamente oportunidade de observar estes magníficos animais. Jantar e dormida no Wassadou Camp, em Tambacounda.
8 de Dezembro – Após o pequeno-almoço faremos um safari pelo Parque Nacional do Niokolo-Koba, um dos mais conhecidos santuários de vida selvagem da África Ocidental, no decurso do qual teremos oportunidade de encontrar diversas espécies de mamíferos de grande porte. A zona está também identificada pela BirdLife International como IBA-Important Bird Area e alberga mais de 350 espécies de aves pelo que haverá muitas oportunidades de aumentar a nossa lista da viagem. Entre as especialidades possíveis contam-se, por exemplo, o Calau-terrícola-setentrional/Abyssinian Ground Hornbill (Bucorvus abyssinicus) ou o Jabiru-africano/Saddle-billed Stork (Ephippiorhynchus senegalensis). As aves de rapina são omnipresentes e, entre as espécies que se poderão ver estão a Águia-marcial/Martial Eagle (Polemaetus bellicosus), a Águia-pintada/Bateleur Eagle (Terathopius ecaudatus), a Águia-de-penacho/Long-crested Eagle (Lophaetus occipitalis) e o Pigargo-africano/African Fish Eagle (Haliaeetus vocifer). Almoçaremos no campo e depois regressaremos ao alojamento. Jantar e dormida no Wassadou Camp.
9 de Dezembro – Tomaremos o pequeno-almoço bastante cedo (por volta das 06h00m) pois há uma viagem de cerca de 300 km para fazer até Kudang, na Gâmbia. Efectuaremos diversas paragens pelo caminho nomeadamente para almoçar, para visitar uma colónia de Abelharucos-de-garganta-vermelha/Red-throated Bee-eater (Merops bulocki) em Bansang e para ver um local de nidificação de Bufo-de-verreaux/Verreaux’s Eagle Owl (Bubo lacteus). Para além destas, poderemos encontrar durante o caminho abutres como o Jagudi/Hooded Vulture (Necrosyrtes monachus), o Abutre-do-dendê/Palm-nut Vulture (Gypohierax angolensis), o Grifo-pedrês/Ruppell’s Vulture (Gyps rueppelli) e diversas outras aves de rapina. Jantar e dormida no Hotel Kacuba, em Kudang.
10 de Dezembro – Após o pequeno-almoço rumaremos em direção à costa da Gâmbia, numa viagem de 250 km. Almoçaremos pelo caminho e faremos algumas paragens para procurar espécies como o Rolieiro-da-abissínia/Abyssinian Roller (Coracias abyssinicus), o Chapim-amarelo/Yellow Penduline Tit (Anthoscopus parvulus), o Chapim-preto-de-ombros-brancos/White-shouldered Black Tit (Melaniparus guineensis), ou o Brubru/Brubru (Nilaus afer). Jantar e dormida no Hotel Lemon Creek, em Serrekunda.
11 de Dezembro – Após o pequeno-almoço, seguiremos para a floresta de Brufut, um conhecido hotspot ornitológico onde passaremos a manhã. Neste local estão reportadas cerca de 300 espécies de aves e, entre elas, poderemos ver o Noitibó-rabilongo/Long-tailed Nightjar (Caprimulgus climacurus), o Turaco-da-guiné/Green Turaco (Tauraco persa), ou o Turaco-violeta/Violet Turaco (Tauraco violaceae). O almoço terá lugar no Tanji Eco Lodge e depois passaremos a tarde a explorar a Reserva Ornitológica de Tanji, identificada como IBA-Important Bird Area pela BirdLife International e que conta com uma lista de cerca de 340 espécies registadas. Para além de diversas espécies de limícolas, não deverá ser difícil de encontrar o Abelharuco-rabo-de-andorinha/Swallow-tailed Bee-eater (Merops hirundineus), o Pica-pau-cinzento-africano/African Grey Woodpecker (Dendropicos goertae), o Pica-pau-de-dorso-castanho/Brown-backed Woodpecker (Dendropicus obsoletus), o Barbadinho-de-rabadilha-amarela/Yellow-rumped Thinkerbird (Pogonolius bilineatus) ou o Chagra-de-coroa-preta/Black-crowned Tchagra (Tchagra senegallus), entre outras. Jantar e dormida no Hotel Lemon Creek.
12 de Dezembro – Sairemos de manhã cedo para percorrer os 20 km que nos separam de Banjul, capital da Gâmbia, com o objetivo de apanhar o ferry e fazer a travessia para a metade norte do país e depois seguir para a fronteira com o Senegal. O pequeno-almoço será tomado pelo caminho. O destino final é Toubacuta e pelo caminho haverá a possibilidade de encontrar espécies como o Pombo-de-lunetas/Speckled Pigeon (Columba guinea), a Rola-vinácea/Vinaceous Dove (Streptopelia vinacea), a Gralha-pedrês/Pied Crow (Corvus albus), o Formicário-setentrional/Anteater Chat (Myrmecocichla aethiops), ou o Rolieiro-de-barriga-azul/Blue-bellied Roller (Coracias cyanogaster). Jantar e dormida no Hotel Keur Saloum, em Toubakouta.
13 de Dezembro – Após o pequeno-almoço efetuaremos um passeio de barco pelo Delta do Saloum. Esta enorme zona húmida alberga uma avifauna diversificada que inclui mais de 380 espécies e está identificada como IBA-Important Bird Area pela organização BirdLife International. O foco estará sobretudo nas aves aquáticas e entre muitas outras poderemos ver a Garça-tigre-africana/White-crested Tiger Heron (Tigriornis leucolopha), a Garça-gigante/Goliath Heron (Ardea goliath), a Garça-preta/Black Heron (Egretta ardesiaca), a Garça-dos-recifes-ocidental/Western Reef Heron (Egretta gularis), o Pelicano-cinzento/Pink-backed Pelican (Pelecanus rufescens), o Pelicano-branco/Great White Pelican (Pelecanus onocrotalus), o Garajau-real-da-áfrica-ocidental/West African Crested Tern (Thalasseus albidorsalis), a Gaivota-de-cabeça-cinza/Grey-headed Gull (Croicocephalus cirrocephalus) ou o Guarda-rios-malhado/Pied Kingfisher (Ceryle rudis). Jantar e dormida no Hotel Keur Saloum.
14 de Dezembro – Após o pequeno-almoço sairemos de Toubacuta em direcção a Kaolack. Almoçaremos pelo caminho e efectuaremos paragens para procurar o Toirão-d’asa-branca/Quail Plover (Ortyxelos meiffrenii), o Estorninho-rabilongo/Long-tailed Glossy Starling (Lamprotornis caudatus), o Estorninho-metálico-cardeal/Purple Starling (Lamprotornis purpureus), o Calau-de-bico-escuro/African Grey Hornbill (Lophoceros nasutus), ou a Prinia-modesta/Tawny-flanked Prinia (Prinia subflava). Jantar e dormida no já conhecido Hotel Le Relais de Kaolack.
15 de Dezembro – Pequeno-almoço e saída para o também já nosso conhecido Hotel La Villa Serere, situado em Popenguine. Exploraremos alguns hotspots ao longo do caminho à procura de espécies que possam eventualmente ter escapado. O almoço será servido num restaurante local. Antes do jantar, ao anoitecer, iremos procurar o Noitibó-porta-estandarte/Standard-winged Nightjar (Caprimulgus longipennis). Jantar e dormida no Hotel La Villa Serere.
16 de Dezembro – Hoje será um dia para relaxar. Faremos observação de aves na zona de Popenguine e haverá flexibilidade para decidir as melhores opções no momento. Os quartos estarão disponíveis para utilização até à saída para o aeroporto. Transfer para o Aeroporto de Dakar, para viagem de regresso a Lisboa, às 02H00 (de dia 17).
17 de Dezembro – Chegada a Lisboa às 06H00.
Preço
2.670 € por pessoa (suplemento de 280 € para quarto individual).
40% do pagamento é efetuado na pré-inscrição e os restantes 60% até dois meses antes da viagem.
O preço inclui: acompanhamento permanente de guia da Birds & Nature, guias especializados em aves e natureza no Senegal e na Gâmbia, passagens aéreas em classe económica de Lisboa para Dakar e de Dakar para Lisboa, transporte ao longo de toda a estadia em ambos os países, passeios de barco mencionados no programa, alojamento ao longo de toda a viagem, refeições, água engarrafada ao longo de toda a viagem, lista de aves, custo de entrada em áreas protegidas e privadas e IVA.
Não inclui: taxas de aeroporto (valor que deverá rondar os 300 €), bebidas nas refeições, visto de entrada no Senegal e na Gâmbia, seguro de viagem e despesas de carácter pessoal.
Alojamento
Hotel La Villa Serere. Facebook do Hotel: https://www.facebook.com/VillaSerere/?locale=pt_PT
Hotel Le Relais de Kaolack. TripAdvisor do Hotel: https://www.tripadvisor.com/Hotel_Review-g480238-d1127496-Reviews-Le_Relais_de_Kaolack-Kaolack_Kaolack_Region.html
Wassadou Camp. TripAdvisor do Camp: https://www.tripadvisor.com/Hotel_Review-g1602157-d3321550-Reviews-Hotel_Campement_Wassadou-Tambacounda_Tambacounda_Region.html
Hotel Kacuba. Facebook do Hotel: https://www.facebook.com/p/Kakuba-Garden-Hotel-100076332547111/
Hotel Lemon Creek. Site do Hotel: https://www.lemoncreek.net/
Hotel Keur Saloum. Site do Hotel: https://keursaloum.com/en/
Notas
Serão tomadas todas as precauções possíveis para não perturbar as aves e outros animais.
Nas atividades organizadas pela Birds & Nature tentamos proporcionar não só excelentes momentos de birdwatching, mas também oportunidades fotográficas únicas.
A viagem realiza-se com um mínimo de 6 participantes; o número máximo de inscrições aceites é de 12.